
Saiba mais sobre o trabalho do artista plástico Claudio Alvarez
Natural de Rosário, na Argentina, Claudio Alvarez vive em Curitiba desde 1977, onde desenvolve sua arte e objetos de design sob encomenda.
Desde dezembro de 2009, o artista está instalado em um espaçoso galpão em Campo Largo, que já foi um armazém de cereais e uma fábrica de chás.
Alvarez participou de várias exposições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: Geração 80/Parque Laje (Rio de Janeiro, 1984); 6ª Trienal de Osaka, Japão (1995); Museu da Casa Brasileira (São Paulo, 1996); Balaio Brasil Sesc Belenzinho (São Paulo, 2000); e Arco Madri, Espanha (2007).
Em 2008, com a série Espaços, à qual pertence a obra "Instalação para Viagem", o artista participou do Encontro Nacional de Aristas "dos Orillas", na Espanha, e também de duas exposições simultâneas em Portugal.
Os olhos veem, mas o que se vê não está lá. É uma ilusão. Proposital, pensada, estudada e projetada nos mínimos detalhes para enganar e confundir. Seriam imagens reais ou que apenas aparentam ser reais? Causar no espectador o questionamento quanto à própria percepção visual é o que busca o artista plástico argentino radicado em Curitiba Claudio Alvarez.
No próximo sábado, dia 8 de maio, suas "provocações" mais recentes estarão reunidas na Galeria Ybakatu, onde o artista faz também o lançamento de um catálogo, sugestivamente intitulado Aparências. Composto por dez obras, entre elas algumas peças componentes de instalações, o catálogo (e a exposição) contam com trabalhos de Alvarez ainda inéditos no Brasil.
Pautado pela utilização da luz como matéria-prima há mais de uma década, o artista transforma elementos pesados, como chapas de metal, a partir de ângulos diferentes de iluminação e movimento, conferindo novas texturas e efeitos aos objetos. Um exemplo é a obra "Instalação para Viagem", em que ao observar o interior de uma espécie de caixa, o espectador é "transportado" para o ambiente contido nela. "É como se ele estivesse entrando. A sensação é de que o corpo se transporta para lá", explica o artista.
O já famoso "Coletor de Imagens", instalação conhecida entre apreciadores de artes visuais e design, também estará presente no lançamento, para "iludir" os visitantes da mostra. Utilizando uma sequência de fotografias, espelhos, lentes e refletores, o artista dá ao espectador a certeza da existência de um objeto que, na realidade, não está fisicamente presente. "Tudo o que vemos tem aparência, até mesmo a ilusão. Faço a brincadeira do que é real e ilusório, por meio da interação", conta.
Ainda que seus trabalhos não tenham qualquer função científica, como ele mesmo faz questão de ressaltar, Alvarez alia à sua curiosidade de artista o conhecimento de áreas como cinética e ótica, que ele se viu "obrigado" a estudar ao longo de seus experimentos com lentes e ângulos. "Eu acabo descobrindo como funcionam, para aí fazê-las funcionar", brinca, falando de suas "invenções".
Instalado desde o final do ano passado em um espaçoso galpão em Campo Largo, Alvarez vive cercado de martelos, arames, soldas e ferramentas diversas, no que mais parece uma funilaria que um ateliê de arte. É lá que ele passa os dias, investigando novos materiais e técnicas e procurando desdobramentos de seu percurso artístico. "A construção dessas obras me leva a pensar se as pessoas estão vendo o mesmo que eu. Eu me pergunto se isso tudo é importante. Mas o que quero é que elas façam sentido e que atinjam as pessoas. É isso o que vai me fazer feliz", diz.
Serviço: Lançamento do catálogo Aparências e exposição do artista plástico Claudio Alvarez. Galeria Ybakatu (R. Itupava, 414 Alto da XV), (41) 3264-4752. Dia 8 de maio, das 11 às 15 horas. Visitação de terça a sexta-feira, das 14 às 19 horas e aos sábados, das 10 às 13 horas. Entrada franca. Até 26 de junho.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia