A história de Patrícia Bianco é repleta de casos de como os problemas podem se transformar em oportunidade. Ao descobrir ser intolerante a alimentos à base de ovo e leite, a designer aproveitou os novos hábitos alimentares para criar o blog Fru-Fruta, no qual compartilha suas experiências e receitas focadas na gastronomia saudável. E, diante da crise, transformou a página em uma vitrine para os seus outros trabalhos.
Hoje, aos 25 anos, ela participa de palestras, workshops e eventos organizados exatamente por quem a conheceu pelo site, reforçando sua ideia de que o sucesso é o reconhecimento por aquilo que se faz. Segundo ela, a internet é apenas uma ferramenta que potencializa aquilo que você já faz de bom. Bianco é uma das convidadas do Papo U, que acontece no dia 22 de setembro no Museu Oscar Niemeyer (MON).
Muita gente sonha em alcançar a fama na internet, seja com um blog ou com um canal no YouTube. Mas sucesso é mesmo fama?
Não, de forma alguma. Sucesso é ser reconhecido pelo que você faz. E isso pode vir de várias formas. Para mim, o reconhecimento é receber a mensagem de uma mãe me agradecendo por uma receita que permitiu que o seu filho alérgico à proteína do ovo comesse um cookie de chocolate pela primeira vez na vida. Ter sucesso é fazer o que você se propõe a fazer e com qualidade. E trazer um bem não só para você, mas também para a sociedade. Ele vem quando a gente está pleno com aquilo que realizou e com aquilo que ajudou ao próximo.
Eu não monetizo o blog. Trabalho com consultoria e as pessoas veem o que faço por causa do site. Então eu não ganho dinheiro vendendo post, o que é muito legal. Sou reconhecida por algo que faço com amor. E o reconhecimento traz felicidade, não só dinheiro. Ele é consequência, por mais clichê que pareça.
A internet é muito poderosa pelo potencial que tem de expor o que você faz de bom para o resto do mundo, mas não adianta achar que é algo instantâneo. Requer muito trabalho e força de vontade.
Mas a internet é mesmo esse canal de sucesso que muita gente acredita?
A internet é uma ótima ferramenta, mas para quem tem algo de bom para mostrar. Você não faz sucesso na internet de um dia para o outro. Ela é muito poderosa pelo potencial que tem de expor o que você faz de bom para o resto do mundo, mas não adianta achar que é algo instantâneo. Requer muito trabalho e força de vontade. Você não vai ser famoso se não tiver o que entregar.
Há quem acredite que o sucesso seja a autonomia, deixar de ter um chefe a responder. Esse é mesmo o caminho?
Sucesso não é deixar um escritório e ser seu próprio chefe. É todo um processo, na verdade. Eu trabalho de carteira assinada desde antes de me formar, fiz vários estágios, trabalhei com muita gente, aprendi muito e errei muito. Tive muita gente que me ajudou e me mostrou o caminho. Também tive chefes que me disseram não e me deram broncas. É uma jornada que construiu minha forma de trabalhar, minha responsabilidade e meu network. A gente não vem do nada e o sucesso vem desse amadurecimento.
E o que você recomendaria para quem busca esse sucesso na internet?
Primeiro, seja relevante. Faça algo com proposito e personalidade, sem tentar imitar o que você vê por aí. Seja fiel à sua visão de mundo e o que você quer para o futuro. Tenha paciência, boa vontade e corra atrás. É preciso trabalhar muito.
O problema da nossa geração, e eu me incluo nisso, é que somos é muito ansiosos. Então, vá com calma. Se você quer ser uma pessoa que quer se lançar para o sucesso pelas redes sociais, então saiba que você também é uma marca. Saiba quem é a marca “Você” e defina quem você quer ser nesse espaço.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião