Quebrando um jejum de pouco mais de oito anos desde o último álbum de inéditas, Human After All (2005), o duo francês Daft Punk, formado por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bengalter, lança hoje o quarto disco da carreira e um dos álbuns mais esperados do ano. Random Access Memories já estava disponível para audição gratuita pelo iTunes desde a semana passada e agora pode ser baixado na loja por R$ 24 (US$ 12) o formato físico está em pré-venda no Brasil, com lançamento previsto para o dia 31 deste mês, pela Sony Music.
A lista de participações especiais do CD é extensa e repleta de nomes de peso. Entre as 13 faixas, estão músicos como Pharrell Williams, que já trabalhou com Madonna, Justin Timberlake, Shakira e Gwen Stefani; Julian Casablancas, vocalista dos Strokes; Paul Williams, compositor indicado ao Oscar; Panda Bear, da banda experimental Animal Collective; o guitarrista e produtor Nile Rodgers, das formações de disco Chic e Sister Sledge; e o ícone Giorgio Moroder, produtor e compositor italiano, pioneiro no uso dos sintetizadores, e responsável por sucessos como "I Feel Love" (Donna Summer).
A ansiedade dos fãs foi causada, em grande parte, pela própria dupla. Isso porque, desde o começo do ano, ela começou a divulgar teasers do álbum em vídeos na internet, gerando bastante especulação e mexendo com a curiosidade do público. Um anúncio da primeira faixa de trabalho, "Get Lucky", no programa norte-americano Saturday Night Live, por exemplo, foi publicado em abril no YouTube e ultrapassou 6,5 milhões de visualizações. Outro vídeo, chamado Random Access Memories Unboxed, traz um trecho de "Give Life Back to Music", canção que abre o disco. Publicado no dia 13, há uma semana, chegou quase à casa de dois milhões de visualizações.
Dupla dinâmica
O misterioso duo, que é raramente visto sem seus capacetes robóticos, lançou seu primeiro álbum, Homework, em 1996 e chamou atenção não apenas por seu visual inusitado. A canção "Around the World", que mistura batidas eletrônicas, techno e dance music e cuja letra consiste apenas na repetição de três palavras, ainda faz muito sucesso nas pistas de dança mundo afora. Cinco anos depois, veio Discovery, que sacramentou o sucesso do Daft Punk. A faixa "Harder, Better, Faster, Stronger", dessa época, é considerada um dos maiores sucessos dos franceses e rendeu, além de diversos vídeos de sucesso que a utilizam como trilha sonora, versões como a do rapper Kanye West, que a sampleou.
Os dois não se restringem à música e chegam, também, a trabalhar com o cinema. A trilha sonora da animação japonesa Interstella 5555: The Story of the 5ecret 5tar 5ystem, por exemplo, é composta inteiramente pelas canções de Discovery, na mesma sequência do disco. Em 2010, o duo criou a trilha de Tron: o Legado, continuação do filme futurista da década de 1980.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp