• Carregando...
No terceiro episódio da franquia, Sam Whitwicky (LaBeouf) conta com a ajuda do exército para salvar o mundo da destruição | Divulgação
No terceiro episódio da franquia, Sam Whitwicky (LaBeouf) conta com a ajuda do exército para salvar o mundo da destruição| Foto: Divulgação

Depois do fracasso de crítica de Transformers: a Vingança dos Derrotados – que, ainda assim, arrecadou mais do que o primeiro filme da franquia – o diretor Michael Bay disse que deu ouvidos às queixas dos fãs da série na hora de fazer Transformers: o Lado Oculto da Lua (confira trailer, fotos e horários das sessões; atenção à data de validade da programação em cinza), que estreia hoje nas salas de exibição nacionais.

O filme, que dá sequência ao embate entre os Autobots e os Decepticons, é o primeiro sem a atriz Megan Fox, que ganhou notoriedade na série e que supostamente não participou do terceiro episódio por um desentendimento com o produtor executivo Steven Spielberg. No lugar dela, a bela Rosie Huntington-Whiteley faz a nova namorada de Sam Whitwicky (interpretado por Shia LaBeouf), em um papel muito mais ortodoxo de donzela em perigo.

Transformers: o Lado Oculto da Lua, mais uma vez abre uma brecha na história da humanidade para adicionar tramas de ficção alienígena. Desta vez, o episódio acontece durante a corrida espacial. Quando os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisam pela primeira vez na Lua, têm, na verdade, uma missão secreta: in­­­vestigar os destroços de uma espaçonave vinda do planeta Cybertron, que guarda um Autobot adormecido e uma nova tecnologia que pode pôr em risco a vida no planeta Terra.

A partir daí, as forças do bem se articulam da mesma forma de sempre: Sam, enquanto procura um primeiro emprego, pede ajuda ao seu velho companheiro Bumblebee, que trabalha para o governo. Já a estratégia fica por conta do major William Lennox e do sargento Robert Epps, militares que descobriram a presença dos Autobots na Terra.

Ainda assim, o novo filme consegue superar o primeiro por uma direção mais madura, edição primorosa e cenas de ação mais lentas – possivelmente em virtude da tecnologia 3D, empregada pela primeira vez na franquia. As atuações também são elegantes: além de John Turturro, que interpreta o engraçado ex-agente Simmons, John Malkovich e Frances McDormand contracenam como um au­­­toritário gerente de firma e uma agente do governo. Com o final bem resolvido, resta saber se há uma brecha plausível para um quarto filme, previsto pela produtora Paramount, ainda que Michael Bay já tenha declarado que Transformers: o Lado Oculto da Lua é o seu último filme da franquia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]