O Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, será invadido pelas cores fortes e pelo ritmo apaixonado da dança e da música flamenca. O espetáculo Pasión, com apresentações neste sábado, às 21 horas, e domingo, às 20 horas, surge como uma opção aos apreciadores do estilo tradicional.
O flamenco nasceu da mescla de cultura cigana, judaica e moura. Para escapar da inquisição espanhola, esses povos se refugiaram na Andaluzia, sul da Espanha. Inicialmente encerrado em festas familiares, com o tempo o flamenco tornou-se um dos ícones da cultura espanhola.
A rosa vermelha, símbolo do ritmo, estará presente entre os dez números de dança apresentados. Participam cerca de 30 alunos do Estudio Aire Flamenco e quatro bailarinos profissionais, entre eles o uruguaio Sito de Ávila. "A temática é a paixão pela arte e pela vida que movem o dançarino e o músico de flamenco", conta Cristiane Macedo, proprietária da escola e diretora e coreógrafa do espetáculo. Música
Para abrir e encerrar as apresentações de dança, três músicos tocam ao vivo composições feitas exclusivamente para o espetáculo: Fabian Ferraz (flauta e saxofone), Renato Zimmermann (voz e violão) e Edu Salum (percussão). Alguns dos instrumentos utilizados, como o saxofone, são novidades incorporados mais tarde pelo flamenco. Também não faltarão as tradicionais batidas de castanholas para marcar o ritmo, a guitarra, o canto e o cájon (instrumento de percussão).
Formada em dança pela Faculdades de Artes do Paraná FAP, Macedo é dançarina de flamenco há 14 anos. Há três anos, seu estúdio ensina a dança a pessoas de todas as idades. Por isso, além dos números com bailarinos profissionais, Pasión terá apresentações de crianças e de um grupo da terceira idade. "É um grupo muito dedicado, pois o flamenco exige muita coordenação", diz a professora.
Serviço: Pasión. Apresentação de dança e música flamencas. Teatro Londrina (R. Claudino dos Santos, 79 Memorial de Curitiba), (41) 3013-6063. Direção de Cristiane Macedo. Com o Estudio Aire Flamenco. Dia 4, às 21 horas; e dia 5, às 20 horas. R$ 12 e R$ 6 (meia).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião