Raio X
Saiba mais detalhes sobre o seriado ER, que chega a seu fim nesta quinta-feira, após 15 anos no ar:
- ER é a série médica mais longa da tevê norte-americana de todos os tempos, com 15 temporadas ao todo.
- No Brasil, o seriado já foi transmitido pelos canais abertos Rede Globo e SBT com o título traduzido para Plantão Médico e pelos canais por assinatura Sony Entertainment Television e Warner Channel, que atualmente transmite a 14ª temporada da série, as quintas-feiras, às 22 horas.
- ER é recordista de indicações ao Emmy principal premiação da televisão norte-americana. Até hoje, foram 123 indicações, que resultaram em 22 prêmios.
- A série também é uma das recordistas do Peoples Choice Awards, tendo sido a vencedora da categoria série dramática todos os anos, de 1995 a 2002.
Foram 15 anos de sangue, suor e muitas (mas muitas!) lágrimas, que transformaram para sempre a narrativa televisiva nos Estados Unidos e no mundo. Com esse currículo chega ao fim hoje, em um episódio especial com duas horas de duração, transmitido pela rede NBC, a série dramática ER Plantão Médico.
Originalmente criada em 1974 pelo escritor e dramaturgo Michael Crichton (falecido ano passado), que aproveitou suas experiências como residente na tumultuada sala de emergência de um hospital para escrever o roteiro, a série só foi ao ar em setembro 1994, com a ajuda de Steven Spielberg.
Autor do romance Jurassic Park, Crichton trabalhou ao lado de Spielberg na adaptação de seu romance para o cinema (Parque dos Dinossauros Jurassic Park), em 1993. No ano seguinte, ambos retomaram o antigo roteiro de Crichton e filmaram um piloto de ER Plantão Médico para a televisão, tendo John Wells como produtor executivo.
O ritmo frenético da série, combinado ao complexo uso do jargão médico e as muitas tramas paralelas, inovaram o formato de "mistério médico", que caracterizava a maioria das séries de tevê que se passavam em hospitais até então. A nova fórmula caiu no gosto popular e, entre 1995 e 1999, ER foi o drama mais visto nos Estados Unidos, além de ter sido exibido em 195 países e dublado ou legendado em 22 idiomas (leia mais sobre a história da série no quadro ao lado).
Em suas primeiras dez temporadas, o drama vivido no pronto-socorro do fictício County General Hospital, em Chicago, chegou a atrair mais de 30 milhões de espectadores por ano e revelou ao mundo astros como George Clooney (que abandonou a trama em 1999), Julianna Margulies, Anthony Edwards, Eriq La Salle e Noah Wyle. Ao longo dos anos, o elenco passou por inúmeras transformações e contou com diversas participações especiais, entre elas as de Sally Field (em 2001) e Ray Liotta (em 2005), que venceram o Emmy por suas performances nos episódios em que atuaram.
Transmitido sempre às quintas-feiras, às 22 horas, no horário nobre da rede NBC, ER Plantão Médico teve sua 15ª ( e última temporada) anunciada em abril do ano passado. Com diversas concorrentes do mesmo gênero entre elas Greys Anatomy e House , a audiência do programa já não é mais a mesma. As últimas temporadas registraram entre 7 e 8 milhões de espectadores por episódio nos Estados Unidos, menos de metade do que a série costumava arrecadar em seu auge.
Para a derradeira temporada, vários ex-astros do programa, como Anthony Edwards, Eriq La Salle e Noah Wyle, foram escalados para aparições especiais e o último episódio, que vai ao ar na noite de hoje (no Brasil, ainda não há previsão de exibição), será precedido de uma retrospectiva de seus melhores momentos e conta com a participação da atriz Alexis Bledel (Gilmore Girls).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião