
O tempo, sempre ele. Vinte anos depois, é até fácil perceber que com seus dois primeiros discos o Oasis definiu toda uma geração. Definitely Maybe (1994) e (Whats the Story) Morning Glory? (1995) conseguiram a façanha de atravessar gerações e influenciar um punhado de bandas, dois dos ingredientes fundamentais para algo se tornar, digamos, "clássico".
O mais curioso na história dos britânicos é que sua própria trajetória irregular enquanto banda criou a aura especial em torno desses discos, em especial de Definitely Maybe, que chega às lojas agora em uma versão deluxe chamada Chasing the Sun são três CDs e 44 músicas.
O debute dos irmãos Gallagher, que na época eram acompanhados por Paul "Bonehead" Arthurs (guitarra e piano), Paul "Guigsy" McGuigan (baixo) e Tony McCarrol (bateria), foi um dos melhores momentos na história do Oasis. Lançado quatro meses após Parklife, do eterno rival Blur, o álbum chegou rapidamente ao número 1 na Inglaterra. Os singles "Supersonic", "Live Forever" e "Shakermaker" tocavam loucamente nas rádios, inclusive no Brasil o disco vendeu 70 milhões de cópias no mundo inteiro. Como bônus, Definitely Maybe alavancou definitivamente a ainda influente cena britpop, dando um chega pra lá no grunge noventista.
Mas eis a deixa para os fãs xiitas lotarem a caixa de e-mail do repórter o Oasis acabou em 1995. Ou talvez em 2009, com aquele show no estacionamento de um supermercado em Pinhais. A química entre um vocalista marrento e simbólico como Liam e um compositor fora de série como Noel durou pouco, mas rendeu. Porque o Oasis, nos anos seguintes, foi uma cópia mal feita de si mesmo. Fora alguns bons momentos em Dont Believe the Truth (2005), a banda, sempre em meio a encrencas, lançou discos abaixo da crítica, como Be Here Now (1997) e Heathen Chemistry (2002).
Lados B e raridades
Mas vamos ao que interessa. Além do álbum original remasterizado, o box traz dois outros CDs. No disco 2, com 16 músicas, há as demos de "Columbia" e "Cigarretes & Alcohol". Salta aos ouvidos a "crueza" das faixas, sem efeitos ou truques de produção, mantida em sua versão final de estúdio. Liam ainda tinha voz; e Noel, na guitarra e nos backings, era insuperável. Por falar em Noel, sua voz, mais límpida e delicada, surge na bonita "Sad Song", música presente nas edições de vinil e japonesa à época do lançamento de Definitely Maybe.
Na sequência, uma versão ao vivo, gravada em 1993, de "I Will Believe", lado B do single "Supersonic". O cover "I Am the Walrus", dos Beatles, carta marcada da banda, também está na coletânea. A acústica "Take Me Away" acaba por revelar o imenso talento de Noel que se deu melhor que Liam na carreira solo.
O disco 3 tem 17 músicas. Traz versões ao vivo e exóticas, como "Supersonic" no Glasgow Tramshed, na Escócia, "Shakermaker" e "Live Forever" em uma loja de discos em Paris, além de uma versão despretensiosa de "Half the World Away" em um quarto de hotel de Tóquio. A última das 44 músicas é o single "Whatever", gravado somente com cordas em fita cassete. Coisa para fã.
No fim das contas, a versão deluxe não traz tantas novidades, exceto pelo prazer de se (re)ouvir um disco hoje clássico, que deu lugar na história a uma banda que se despedaçou com o tempo.
RocknRoll Stars
Sucessos, mudanças e egos. Relembre a trajetória do Oasis:
1991 O Oasis se forma em Manchester, noroeste da Inglaterra, com Liam Gallagher como vocalista, Paul Arthur na guitarra, Paul McGuigan no baixo e Tony McCarroll na bateria. Noel Gallagher, o irmão mais velho de Liam, se junta à banda meses depois.
1994 Definitely Maybe é lançado em agosto. O álbum de estreia ganhou sete discos de platina no Reino Unido.
1995 Lançamento de (Whats the Story) Morning Glory?. Sucesso de crítica e público, torna-se o quarto álbum mais vendido na história do Reino Unido. Inclui os hits "Wonderwall", "Dont Look Back in Anger" e "Champagne Supernova", música com participação de Paul Weller.
1999 Encrenca: McGuigan e Arthur deixam a banda em 1999, durante as gravações de Standing on the Shoulder of Giants (2000). São substituídos por Gem Archer (ex-Heavy Stero) e Andy Bell (ex-Ride).
2004 Zak Starkey, baterista do The Who e filho de Ringo Starr, assume as baquetas da banda dos Gallagher em substituição a Alan White.
2005 O Oasis lança o álbum Dont Believe the Truth e renova os créditos com a crítica.
2007 Mais troca-troca: durante as gravações de Dig Out Your Soul (2008), Starkey é substituído por Chris Sharrock.
2009 A banda se apresenta para cerca de 12 mil pessoas no Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Após mais uma discussão com Liam, Noel anuncia sua saída do Oasis. Com o nome de Beady Eye, o grupo continua na ativa. O outro Gallagher forma o Noel Gallaghers High Flying Birds.





