Em conversas com um dos seus tios sobre as origens da família, ainda na adolescência, Vera Maria Biscaia Vianna Baptista ficava intrigada com o fato de ser neta de um basco. Tem orgulho das origens desse povo, que considera muito particular. Vários anos depois, aos 83 anos, ela resolveu juntar as histórias, documentos e fotos de sua família e escrever A Longa Viagem Perto de Casa, que será lançado hoje, às 19 horas, no Brooklyn Cofee Shop.
"Fui uma mulher privilegiada. Tive uma infância, juventude e casamento com muita felicidade. A ideia de escrever esse livro surgiu como uma nostalgia, uma saudade enorme que sinto daqueles tempos e, principalmente, do meu pai (José Julio Fernandes Biscaia)", contou a autora em entrevista por telefone à Gazeta do Povo de Primeiro de Maio, norte do Paraná, onde vive. Uma infecção pulmonar e o frio intenso que chegou no fim de semana impediu a autora de vir ao lançamento. "Já tenho idade. Se aqui o frio já está demais, imagine aí. Vou ficar aqui quietinha", disse.
A vontade de fazer uma obra sobre a família também ficou mais presente após o lançamento do livro Curitibanos dos Campos Gerais, em 2002, que engloba as origens do seu marido, Milton Vianna Baptista, que morreu recentemente. "Fiquei empolgada para resgatar minhas origens também, e quis agradar as minhas seis filhas ."
Além da trajetória familiar, a autora também faz no livro, que foi realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, um levantamento histórico sobre a chegada dos espanhóis ao estado. Ela explica que, por volta de 1700 o basco José Montanega esteve em Paranaguá e seu bisneto, Manoel Rodrigues Biscaia, iniciou a linhagem em Curitiba. A narrativa vai desde esses primeiros registros do século 17 até as décadas de 1940 e 1950, quando chegaram ao Paraná espanhóis empobrecidos pela Guerra Civil. "Vivia em sebos catando livros para fazer essa parte."
Já a pesquisa sobre a história dos Biscaia, segundo ela, começou buscando manuscritos e fotos de sua família. Também teve surpresas no caminho, como o contato restabelecido com uma prima, depois de quase 60 anos sem as duas se verem. Vera confessa que teve de interromper as longas jornadas diante do computador, que iniciavam cedo, para chorar com as lembranças reencontradas.
A autora já está com planos de outros dois livros: um sobre seu marido e outro sobre a história do casal, um dos pioneiros de Primeiro de Maio.
Serviço
Lançamento de A Longa Viagem Perto de Casa, de Vera Maria Biscaia Vianna Baptista. Hoje, às 19 horas, no Brooklyn Coffe Shop. Rua Trajano Reis, 389 São Franciso, (41) 3618-0388.
Deixe sua opinião