Curitiba vai receber a partir de sábado (7) as obras do Museu Nicholas Röerich, de Nova Iorque. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, será inagurada a mostra Bandeira da Paz, que é um dos mais conhecidos símbolos da paz e da cultura criado pelo artista russo Nicholas Röerich, no Shopping Mueller.
A Bandeira da Paz tem três esferas rodeadas por um círculo na cor vermelha escura sobre um fundo branco. As esferas representam as ciências, religiões e artes e ficam dentro do circulo da cultura, que também simboliza a eternidade do tempo, o passado, o presente e o futuro.
A exposição estará espalhada pelo shopping. A mostra no Piso Cinemas terá cartões postais, pinturas de diversas dimensões, fotos e pela própria Bandeira da Paz, confeccionada em cetim e resina pelo artista plástico paranaense Fernando Araújo. Também serão distribuídos panfletos e brindes sobre o tema, para que os visitantes conheçam um pouco sobre a história de Nicholas Röerich, sua obra e o Pacto de Röerich.
No Piso Subsolo, será montado um Túnel da Paz onde as pessoas poderão deixar mensagens sobre o tema penduradas pelas paredes. O túnel, visto pelo alto do vão das escadarias do shopping, terá a forma da Bandeira da Paz. "Röerich deu uma contribuição muito importante para a humanidade e queremos fazer nossa parte pela continuidade do trabalho dele", afirma Suzane Soifer, responsável pelo Espaço Cultural Café do TOP.
No dia 25 de julho, Dia Internacional e Municipal da Cultura e da Paz, várias atividades complementares estão programadas no Shopping Mueller. Haverá oficina de origami para os clientes e apresentação de músicos profissionais nos corredores e exposição de 20 camisetas ilustradas por artistas curitibanos conforme o tema. As primeiras mil pessoas que chegarem ao Shopping Mueller levando um quilo de alimento não perecível para doação ganharão uma camiseta da campanha pela paz. A arrecadação será repassada à Pastoral da Pessoa Idosa.
Nicholas Röerich
Natural de St. Petersburgo, Nicholas Röerich nasceu em 1874 e formou-se em Direito e na Academia de Belas Artes. Tinha o hábito de caminhar com uma pá para cavar e encontrar antigos artefatos, que ele ligava aos antigos habitantes da região por onde passara. Artista, arqueólogo, explorador, escritor, filósofo e poeta, morreu em 1947, deixando um legado de mais de 7 mil obras concluídas a maior parte em pintura a óleo e também com têmpera.
O destaque fica por conta das cores dos trabalhos. Uma de suas pinturas mais famosas é "O Mensageiro", exposta na Galeria Tretyakov, um dos renomados museus da Rússia. Foi o criador do Pacto Röerich que propõe que as instituições educacionais, artísticas, religiosas, científicas e culturais sejam consideradas invioláveis e respeitadas por todas as nações em quaisquer tempos.
A Bandeira da Paz é o símbolo do Pacto de Röerich, assinado em 15 de abril de 1935 pelos representantes de 21 governos das Américas do Norte, centro e Sul incluindo o Brasil , em cerimônia presidida por Franklin Roosevelt, na Casa Branca. Em 1923, foi fundado o Museu Nicholas Röerich, em Nova Iorque. Além da coleção de obras do artista, a instituição trabalha com palestras, concertos e outras exposições.
Serviço: Exposição Bandeira da Paz. Espaço Cultural Café do TOP Shopping Mueller, Piso Cinemas. De 7 de julho a 4 de agosto. De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 11h às 22h.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Deixe sua opinião