Marisa Monte no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba, em abril de 2006| Foto: Pedro Serápio - Arquivo GP

O roteiro de artes plásticas ganha novos ares esta semana, com novas exposições em três museus da capital paranaense: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arte da UFPR (MUSA) e o Museu Oscar Niemeyer (MON) que traz, pela primeira vez para Curitiba, uma mostra individual com obras de Alfredo Volpi, o pintor das bandeirinhas.A partir da sexta-feira (29), o público poderá conferir a mostra "Volpi-O mestre de sua época". Com 117 pinturas em exibição, a exposição apresenta uma significativa retrospectiva da obra de Alfredo Volpi (1896-1988), com obras que apresentam a produção do artista do final de 1920 até o final da década de 1970. A curadoria é do crítico e especialista em Volpi, Olívio Tavares de Araújo, que organizou a mostra a partir de dois focos: demonstrar a atualidade da proposta artística de Volpi, artista intuitivo que se interessou pelos elementos formais como composição, luz e cor, e demonstrar a originalidade do artista que se interessou pelos desenhos geométricos, com destaque para a série de bandeirinhas e mastros de festas juninas. A presença de bandeirinhas geometrizadas é uma das marcas de seu trabalho que lhe garantiu um lugar de destaque na arte moderna brasileira, apesar de não ter participado da famosa Semana de Arte Moderna de 1922.

CARREGANDO :)

Natural da Itália, Volpi veio ao Brasil quando tinha dois anos de idade, junto com a família que se instalou em São Paulo. Trabalhou como encanador, entalhador e decorador, realizando pinturas em residências da alta sociedade paulista, antes de se tornar conhecido como artista plástico.

Fotografia Na noite desta quinta-feira (28) acontece a abertura da exposição fotográfica "O Lugar de Cada Um", com trabalhos de Milla Jung, Felipe Prando e Anuschka Reichmann Lemos, no Museu de Arte Contemporânea. No total são apresentadas 31 imagens dos três fotógrafos, sendo que cada um trabalhou um tema diferente: Felipe Prando trabalhou o tema "coisa", Milla Jung o "afeto" e Anuschka Reichmann Lemos, "noites". A exposição estará aberta para visita pública a partir da sexta-feira (29), com entrada franca.

Publicidade

Arte interpretadaA exposição do MUSA "Espaço, Tempo, Estrutura, Abstração – Diálogos entre Arte e Matemática", já pode ser conferida no espaço junto ao prédio central da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizado na praça Santos Andrade. O objetivo da exposição, que fica aberta até o dia 9 de setembro, é mostrar através de obras de artistas paranaenses os diálogos entre as áreas de conhecimento Arte e Matemática, especialmente as Artes Visuais e a Geometria. Assim, na mostra, o visitante vai encontrar pinturas, gravuras e esculturas que estabelecem e ilustram os fundamentos de uma possível interdisciplinaridade entre essas áreas, considerando-as como formas de conhecimento. A exposição está dividida em vários módulos remetendo ao "Surrealismo: O Lado Romântico da Matemática", "A Natureza Morta – Um Laboratório para a Objetivação do Espaço", "O Espaço Geométrico e o Espaço Físico na Paisagem", entre outros. A curadoria é dos professores da UFPR José Carlos Cifuentes do Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação, Fernando Bini do Departamento de Artes e Liliana Junkes Serenato do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Confira as exposições em cartaz no Guias e Roteiros

Serviço: Volpi – O mestre de sua época. Abertura para convidados na quinta-feira (28) às 19h30. Visitas a partir da sexta-feira (29) de terça a sexta, das 10 às 18 horas. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Tel.: 3350-4400. R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 (estudantes e idosos) Até 30 de setembro.

Exposição fotográfica "O Lugar de Cada Um" com trabalhos de Milla Jung, Felipe Prando e Anuschka Reichmann Lemos. Abertura dia 28 de junho, às 19 horas. Visitas a partir da sexta-feira (29) de terça a sexta, das 10 às 19 horas; sábados e domingos, das 10 às 16h. Entrada franca. Até o dia 29 de julho.

"Espaço, Tempo, Estrutura, Abstração - Diálogos entre Arte e Matemática". MUSA – Museu de Arte da UFPR - Prédio Central de UFPR (Rua XV de Novembro, 695 – 1º andar) Tel.: 3310-2603. Entrada franca. Até 9 de setembro.

Publicidade