Taiwan já se chamou, por influência da presença de colonizadores portugueses na região, de Formosa. O nome se deve à beleza da ilha hoje ocupada pela República da China, fundada em 1949 por nacionalistas contrários à Revolução Comunista. Capitalista e muito próxima ao Ocidente, sobretudo dos Estados Unidos e do Reino Unido, o país produziu um cinema diferente daqueles oriundos da China continental e de Hong Kong. A ocidentalização dos hábitos e dos costumes é elemento fundamental nos longas-metragens.
O diretor Ang Lee é o mais célebre entre os cineastas nascidos na ilha. O confronto entre Ocidente e Oriente é onipresente em seus filmes chineses. No longa que o revelou, Banquete de Casamento (1993), vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, ele conta a história de um jovem taiuanês, residente em Nova Iorque, que esconde da família o fato de ser gay.
Os pais do protagonista , que vivem em Taipei, capital de Taiwan, o pressionam para que ele se case sem saber que o filho já vive com outro homem. A solução acaba sendo tomar como esposa uma jovem imigrante em situação ilegal, que em troca do casamento ganha o direito a permanecer nos Estados Unidos.
Comer, Beber e Viver (1993) também aborda uma temática familiar: a relação entre um pai viúvo, chef aposentado e especialista em cozinha chinesa, e suas três filhas, todas muito aculturadas. Uma converteu-se ao catolicismo, a outra é uma empresária em ascensão, enquanto a mais nova trabalha, para horror paterno, numa cadeia de lanchonetes fast food.
Embora também tenha realizado muitos filmes dentro e fora da Ásia entre eles, Razão e Sensibilidade, Cavalgada com o Diabo, Tempestade de Gelo e O Segredo de Brokeback Mountain Lee aponta o que há em comum entre filmes de gêneros aparentemente tão distintos: relacionamentos e amor. "Em todos os gêneros, eu exploro o conflito entre o que você deve fazer e algo interior que você tenta reprimir", disse ele em entrevista recente.
Em 2000, Ang Lee votou às suas raízes culturais ao filmar o épico de artes marciais e de espadachins O Tigre e o Dragão, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Também nele, o conflito entre o sentimento e o dever é central.
Outros diretores importantes de Taiwan são Edward Yang, prêmio de melhor direção pelo belíssimo As Coisas Simples da Vida; e o cultuado Ming-liang Tsai, de O Rio (vencedor do Urso de Prata em Berlim, em 1997), O Buraco e Não Quero Dormir Sozinho. (PC)