Um concerto com a participação de aprendizes e professores da Oficina de Música de Curitiba encerra a fase erudita do evento neste sábado, no Guairão.
Alunos das classes de metais, sopros, madeiras, cordas e percussão juntam-se a docentes convidados para engrossar o grupo, que executa o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 35, de Piotr Tchaikovski (1840-1893), a abertura da ópera Siegfried, de Richard Wagner (1813-1883), e Magnificat-Alleluia, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
Os professores convidados são músicos de ponta: o violinista russo Alexander Trostiansky (solista na obra de Tchaikovski), o violinista curitibano Winston Ramalho e os integrantes do quarteto de cordas português Lopes-Graça, Luis Pacheco Cunha, Anne Victorino DAlmeida , Isabel Pimentel e Catherine Strynckx, e do trio do Conservatório de Lyon, Yannick Callier, Manuel Schweizer e Jean-Louis Bergerard.
Também foram chamados dois convidados da Orquestra Sinfônica do Paraná: Thomas Henning (violino) e Samuel Pessati (violoncelo).
"Isso se torna uma troca de experiências entre os jovens músicos e os professores que já têm suas carreiras consolidadas internacionalmente", explica o maestro Carlos Domingues, trompetista da Orquestra Sinfônica do Paraná e maestro assistente do diretor artístico da Oficina de Música, Osvaldo Ferreira.
O programa foi pensado para garantir um papel de destaque ao solista e comportar a participação dos alunos, que também serão regentes em duas das três obras, conforme explica Domingues. Magnificat-Alleluia, incluída no programa para envolver o Coro da 31.ª Oficina de Música, será regida pela renomada maestrina Mara Campos.
A obra de Wagner, um dos maiores orquestradores da história da música, conforme explica Domingues, entra como item ilustrativo da música sinfônica.
"Este concerto foi planejado para brindar o trabalho feito em todos os cursos, dando oportunidade de representar o que foi feito na oficina", diz Domingues.
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Oposição quer comando da comissão de relações exteriores para articular com direita internacional
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
Deixe sua opinião