A participação dos alunos nos concertos de encerramento é parte do programa pedagógico da Oficina| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Um concerto com a participação de aprendizes e professores da Oficina de Música de Curitiba encerra a fase erudita do evento neste sábado, no Guairão.

CARREGANDO :)

Alunos das classes de metais, sopros, madeiras, cordas e percussão juntam-se a docentes convidados para engrossar o grupo, que executa o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 35, de Piotr Tchaikovski (1840-1893), a abertura da ópera Siegfried, de Richard Wagner (1813-1883), e Magnificat-Alleluia, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Os professores convidados são músicos de ponta: o violinista russo Alexander Trostiansky (solista na obra de Tchaikovski), o violinista curitibano Winston Ramalho e os integrantes do quarteto de cordas português Lopes-Graça, Luis Pacheco Cunha, Anne Victorino D’Almeida , Isabel Pimentel e Catherine Strynckx, e do trio do Conservatório de Lyon, Yannick Callier, Manuel Schweizer e Jean-Louis Bergerard.

Publicidade

Também foram chamados dois convidados da Orquestra Sinfônica do Paraná: Thomas Henning (violino) e Samuel Pessati (violoncelo).

"Isso se torna uma troca de experiências entre os jovens músicos e os professores que já têm suas carreiras consolidadas internacionalmente", explica o maestro Carlos Domingues, trompetista da Orquestra Sinfônica do Paraná e maestro assistente do diretor artístico da Oficina de Música, Osvaldo Ferreira.

O programa foi pensado para garantir um papel de destaque ao solista e comportar a participação dos alunos, que também serão regentes em duas das três obras, conforme explica Domingues. Magnificat-Alleluia, incluída no programa para envolver o Coro da 31.ª Oficina de Música, será regida pela renomada maestrina Mara Campos.

A obra de Wagner, um dos maiores orquestradores da história da música, conforme explica Domingues, entra como item ilustrativo da música sinfônica.

"Este concerto foi planejado para brindar o trabalho feito em todos os cursos, dando oportunidade de representar o que foi feito na oficina", diz Domingues.

Publicidade