Na primeira subida ao palco de alguém da produção de "Ah, A Humanidade! e Outras Exclamações", muita gente cogitou tratar-se de uma mise en scène. Afinal, os textos de Will Eno que compõem o espetáculo tratam de tentativa e fracasso e a própria inspiração artística primordial do autor norte-americano veio ao assistir a um erro em cena, quando criança.
Logo ficou claro que o atraso era devido a um problema técnico real. Começada a sessão, porém, o texto excepcional e as ótimas interpretações compensaram qualquer mal-estar. Os 90 minutos passam num estalar de dedos (convenhamos, nada pior que uma peça chata e longa). O elenco formado pelos integrantes da Pausa Companhia (Renata Hardy e Gabriel Gorosito) e pelos convidados Erica Migon, Leandro Daniel Colombo e Pablito Kucarz sustenta as cinco histórias com segurança e intimidade com seus papeis, ensaiados desde fevereiro mas conhecidos a fundo desde muito antes.
Fora um ou outro momento em que o texto decorado sai da boca do ator, e não do personagem, estão encantadores.Destacam-se Erica e Leandro, na cena que estimulou a montagem: Senhoras e senhores, a chuva. Cada um em seu espaço no palco, simultaneamente, eles simulam gravar vídeos de apresentação para uma agência de relacionamentos. Pretendem ser sinceros e atraentes, mas acabam desnudando todas as inseguranças, esquisitices e angústias de suas existências.
Apesar de abordar sensações pesadas, o humor permeia a obra de Eno. Nisso o público que assistiu à estreia parecia ter sido selecionado também. Ninguém deu gargalhadas fora de hora, mesmo nos tensos momentos tragicômicos.
Aliás, o silêncio chegava a ser até constrangedor.Nada mal para um espetáculo em que a plateia ganha papeis diferentes a cada cena.
Se você se interessa por bons textos e experimentação, corra que ainda tem ingresso para hoje à noite. GGGG
Serviço"Ah, A Humanidade! e Outras Exclamações". Teatro Sesc da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 969), (41) 3304-2222. Direção de Murilo Hauser. Hoje e amanhã, às 21h. R$ 50 e R$ 28 (meia, mais taxa).
Deixe sua opinião