Concerto comemora o primeiro CD solo da pianista russa, radicada em Curitiba| Foto: Divulgação/Paulo Cibin

Amanhã, a pianista russa Olga Kiun apresenta-se no pequeno auditório do Teatro Positivo, em comemoração ao seu primeiro CD solo, Olga Kiun, lançado no ano passado. Na apresentação, a pianista, que já fez turnê em vários países do mundo e tocou em Curitiba pela primeira vez em 1991, interpretará a Sonata n.º 3, de Claudio Santoro, além de peças de Franz Schubert e Franz Liszt.

CARREGANDO :)

O repertório da pianista a­­­brange desde os compositores do século 17 aos contemporâneos, com ênfase aos românticos.

No Paraná, Olga já atuou como solista da Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná (OSP) e da Camerata Antiqua de Curitiba. Também tocou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Porto Alegre e Campinas, além da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Atualmente, a pianista é professora da Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (Embap).

Publicidade

Vinda de família de músicos, Olga Kiun iniciou seus estudos aos 6 anos, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu, na Moldávia. Aos 17 anos, ingressou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, na classe do pianista Lev Obórin. Ainda como aluna, ganhou o Concurso Internacional George Enescu (Romênia) e, após graduar-se, doutorou-se em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov.

Olga integrou o Mosconcert, extinta sociedade artística estatal, realizando recitais, concertos e gravações para a rádio e a televisão por toda a ex-União Soviética.

Serviço

Concerto com Olga Kiun. Teatro Positivo – Pequeno Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300). Domingo, às 11 horas. R$ 10 e R$ 5.