Amanhã, a pianista russa Olga Kiun apresenta-se no pequeno auditório do Teatro Positivo, em comemoração ao seu primeiro CD solo, Olga Kiun, lançado no ano passado. Na apresentação, a pianista, que já fez turnê em vários países do mundo e tocou em Curitiba pela primeira vez em 1991, interpretará a Sonata n.º 3, de Claudio Santoro, além de peças de Franz Schubert e Franz Liszt.
O repertório da pianista abrange desde os compositores do século 17 aos contemporâneos, com ênfase aos românticos.
No Paraná, Olga já atuou como solista da Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná (OSP) e da Camerata Antiqua de Curitiba. Também tocou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Porto Alegre e Campinas, além da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Atualmente, a pianista é professora da Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (Embap).
Vinda de família de músicos, Olga Kiun iniciou seus estudos aos 6 anos, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu, na Moldávia. Aos 17 anos, ingressou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, na classe do pianista Lev Obórin. Ainda como aluna, ganhou o Concurso Internacional George Enescu (Romênia) e, após graduar-se, doutorou-se em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov.
Olga integrou o Mosconcert, extinta sociedade artística estatal, realizando recitais, concertos e gravações para a rádio e a televisão por toda a ex-União Soviética.
Serviço
Concerto com Olga Kiun. Teatro Positivo Pequeno Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300). Domingo, às 11 horas. R$ 10 e R$ 5.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia