• Carregando...
Brian de Palma no lançamento de seu novo filme no Festival de Cinema de Veneza | Reuters/Gazeta do Povo
Brian de Palma no lançamento de seu novo filme no Festival de Cinema de Veneza| Foto: Reuters/Gazeta do Povo

Entre 1998 e 2005 a cantora norte-americana Britney Spears vendeu mais 76 milhões de discos no mundo todo. Hoje, com 26 anos, a moça é sinônimo de escândalo e decadência. Nada escapa das lentes dos paparazzi que a perseguem: de porres homéricos à ausência de "roupas de baixo", falta de cuidado com os filhos e até mesmo acessos de loucura momentânea que culminam em cortes de cabelo desastrosos.

Há quem acredite em um retorno triunfal de Britney ao posto de rainha do pop. E fica difícil duvidar. Por mais que a ninfeta não possua dons vocais suficientes, cercando-se de produtores competentes e uma boa estratégia de marketing, tudo pode se resolver no mundo pop.

Fato é que mesmo diante de exemplos como o de Britney – jovenzinha de corpo sarado que vira cantora e vende milhões –, há quem sobreviva ao passar das décadas com dignidade. Artistas capazes de superar altos e baixos, apostando no único quesito que os fez entrar para o mundo musical: talento.

Levando em conta as últimas três décadas – 1970, 1980 e 1990 – a reportagem do Caderno G selecionou exemplos de trajetórias duradouras no meio musical internacional. Gente que fez, faz e continua fazendo, mesmo que um tanto quanto longe dos olhos públicos.

DÉCADA DE 70

ELTON JOHN

Vendas – cerca de 250 milhões de discos.

Auge – nos anos 70 suas canções permaneceram entre as 20 primeiras posições da Billboard durante quatro anos consecutivos e seis álbuns receberam discos de platina (nos Estados Unidos, a platina corresponde a um milhão de cópias).

Hoje – No ano passado, regravou a faixa "In Private" (de Dusty Springfield) ao lado do duo Pet Shop Boys, e participou da faixa "I Don’t Feel Like Dancin’", da banda nova-iorquina Scissor Sisters. No início de 2007 gravou o dueto "2 Men Show", ao lado do rapper e produtor Timbaland.

BEE GEES

Vendas – Cerca de 220 milhões de discos vendidos entre 1967 e 2001.

Auge – Os irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb foram responsáveis por consolidar comercialmente a música disco, com a trilha sonora do filme Embalos de Sábado à Noite (1977), que vendeu cerca de 40 milhões de cópias e é até hoje a trilha sonora mais bem-sucedida da história do cinema.

Hoje – Após passar por altos e baixos durante os anos 80 e 90, a banda encerrou atividades em 2003, após a morte de Maurice.

PINK FLOYD

Vendas – Mais de 200 milhões de discos vendidos.

Auge – Após a saída de Syd Barrett, em 1968, o guitarrista e vocalista David Gilmour assumiu as composições do grupo, dando origem aos álbuns The Dark Side of the Moon (1973), que vendeu mais de 40 milhões de cópias; e Wish You Were Here (1975). A partir de 1976, Roger Waters passa a controlar o processo criativo, resultando nos discos Animals (1977) e no duplo The Wall (1979), premiado 23 vezes com o certificado de platina.

Hoje – Em julho de 2005 a formação original reuniu-se após 24 anos de separação, para uma antológica apresentação no evento Live 8, em Londres, mas em seguida recusou uma oferta de US$ 250 milhões para uma turnê mundial.

ROD STEWART

Vendas – cerca de 250 milhões de discos.

Auge – Em 1971 as canções "Maggie May"e "Reason do Believe" chegaram ao topo das paradas britânica e norte-americana. Em 1976, ele conquistou seu primeiro disco de platina. Em 1978, emplacou o hit disco "Da Ya Think I’m Sexy".

Hoje – Voltou ao estrelato graças à série de Great American Songbook, em que interpreta clássicos da canção norte-americana. Em 2004, após 25 anos, Stewart voltou à primeira posição da Billboard e ganhou seu primeiro Grammy. Em 2006 retornou às origens roqueiras com o disco de covers Still the Same...Great Rock Classics of All Time.

DÉCADA DE 80

ANNIE LENNOX

Vendas – Mais de 78 milhões de discos vendidos.

Auge – Ao lado do produtor e músico Dave Stewart, a cantora montou o duo Eurythmics, cujos oito álbuns venderam mais de 40 milhões de cópias pelo mundo. Em 1991, Lennox iniciou sua carreira-solo com Diva (1992), que atingiu a marca de 6 milhões de cópias vendidas, seguido de Medusa (1995), com 5 milhões e Bare (2003), premiado duas vezes com certificado de platina.

Hoje – em 2004 a cantora venceu o Oscar com a canção "Into the West", da trilha sonora de Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei. No ano seguinte gravou duas canções inéditas com Dave Stewart. No início de outubro, Lennox lança seu quarto álbum-solo, Songs of Mass Destruction.

MADONNA

Vendas – Com mais de 275 milhões de discos vendidos, a cantora foi eleita a artista feminina de maior sucesso de todos os tempos, de acordo com a última edição do Livro Guinness dos Recordes.

Auge – Desde que gravou o single "Everybody", em 1982, Madonna vem garantindo sua posição entre a galeria de estrelas do mundo pop, por meio de gravações com produtores de vanguarda e constante reciclagem de sua imagem.

Hoje – seu décimo álbum de estúdio, Confessions on a Dance Floor, vendeu 8 milhões de cópias e seu sucessor, a ser lançado em novembro, conta com a produção dos badalados Timbaland, Pharell e Stuart Price.

BRUCE SPRINGSTEEN

Vendas – Mais de 100 milhões de discos vendidos.

Auge – Com o álbum Born in the U.S.A, de 1984, que vendeu mais de 20 milhões de cópias, o cantor, compositor e guitarrista tornou-se um ídolo americano. Ganhou o Oscar em 1994 pela canção "Streets of Philadelphia", tema do filme Filadélfia, estrelado por Tom Hanks.

Hoje – No ano passado lançou seu 14.ª álbum de estúdio, também o primeiro de releituras, We Shall Overcome: The Seeger Sessions, com canções do cantor folk Pete Seeger. Seu próximo álbum, Magic, gravado ao lado da E Street Band, será lançado no início de outubro.

PRINCE

Vendas – Mais de 100 milhões de discos vendidos.

Auge – Em 1984, a trilha sonora do filme Purple Rain (estrelado por Prince), gravada ao lado da banda The Revolution, vendeu mais de 13 milhões de cópias nos EUA e passou 24 semanas consecutivas no topo do ranking dos 200 álbuns mais vendidos da Billboard. O filme arrecadou US$ 80 milhões e a trilha sonora venceu o Oscar daquele ano.

Hoje – Seu 26.º álbum, Planet Earth, foi lançado há pouco mais de dois meses e já ultrapassou a marca das 180 mil cópias vendidas.

DÉCADA DE 90

OASIS

Vendas – Mais de 60 milhões de discos vendidos.

Auge – Líderes do chamado movimento britpop, a banda dos irmãos Noel e Liam Gallagher, conseguiu atravessar a década de 90, época de seu surgimento, mantendo as vendas de seus discos sempre em curva ascendente.

Hoje – Em 2005, o grupo lançou seu sexto álbum, Don’t Believe the Truth, que alcançou a marca de 238 mil cópias vendidas no Reino Unido durante a semana de lançamento. Atualmente, 4 milhões de cópias já foram adquiridas em todo o mundo. No final de outubro deste ano a banda deve lançar o DVD Lord Don’t Slow Me Down, com um documentário e performances ao vivo. O próximo disco está previsto para julho do ano que vem.

MARIAH CAREY

Vendas – 180 milhões de discos vendidos.

Auge – Primeira cantora pop a introduzir elementos de hip-hop em suas canções, a nova-iorquina consagrou-se nos anos 90 graças a álbuns como Music Box (1993), Daydream (1995) e Butterfly (1997).

Hoje - Após um período de crise causado pela sua saída da gravadora Columbia e o fracasso do filme Glitter (2001), a cantora finalmente se reergueu em 2005, com o lançamento do álbum The Emancipation of Mimi. Mariah tornou-se a artista com mais singles na primeira posição dos rankings, ficando atrás apenas dos Beatles. No mês de outubro, a cantora terá seu nome incluído na Calçada da Fama, em Hollywood.

NIRVANA

Vendas – 50 milhões de discos vendidos.

Auge – Com o lançamento de Nevermind, em setembro de 1991, a banda atingiu a marca de 500 mil cópias vendidas em pouco mais de um mês, número que aumentaria para 1,2 milhões em novembro. Em janeiro de 1992, o disco derrotou Dangerous, de Michael Jackson no topo das paradas, chegando a 2 milhões de cópias vendidas no mesmo mês.

Hoje – Após o suicídio de Kurt Cobain, em 8 de abril de 1994, álbuns coletâneas com canções inéditas da banda continuam a ser lançadas sob o crivo da viúva Courtney Love, a exemplo da caixa With the Lights Out.

PEARL JAM

Vendas – 60 milhões de discos vendidos.

Auge – Com o álbum Ten, lançado em 1992, a banda liderada pelo vocalista Eddie Vedder recebeu o certificado de platina 12 vezes e permaneceu nos rankings da Billboard por mais de dois anos consecutivos, tornando-se um dos álbuns mais bem-sucedidos da história do rock

Hoje – a banda foi a principal atração do festival lollapalooza deste ano, além de ter lançado uma caixa de Cds intitulada Live at Gorge05/06, com sete discos que documentam os shows da banda em Washington, nos anos de 2005 e 2006, material ainda inédito no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]