Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PERSONAGEM

Origem de James Bond está em Portugal

Escritor Ian Fleming conviveu com espiões nos arredores de Lisboa, reunindo material para as histórias fictícias do agente 007

Ator escocês Sean Connery no papel do agente secreto a serviço da coroa britânica | Divulgação
Ator escocês Sean Connery no papel do agente secreto a serviço da coroa britânica (Foto: Divulgação)

James Bond, o espião mais famoso da literatura (e do cinema), cercado de carros luxuosos, mulheres deslumbrantes e taças de martíni, foi criado em Portugal. O escritor Ian Fleming (1908-1964), "pai" do agente secreto, se inspirou em segredos de espionagem da época da Segunda Guerra Mundial.

Poucas semanas após começarem as filmagens do próximo filme protagonizado por Bond – e quando são lembrados os 50 anos da morte de Fleming –, muitos amantes da saga de 007 pesquisaram as fontes de inspiração do escritor e identificaram dados cruciais relacionados aos arredores de Lisboa, envolvendo especialmente a cidade de Estoril.

Funcionário dos Serviços de Inteligência Naval Britânica, Fleming chegou a Portugal em maio de 1941 junto com a comitiva de sir John Godfrey.

Hospedado no elegante Hotel Palácio de Estoril, no balneário localizado a 25 quilômetros de Lisboa, Fleming criou James Bond dentro do "ninho de espiões" no qual a pacata Estoril tinha se transformado.

Francisco Corrêa de Barros, gerente do hotel construído nos anos 1930, confirmou à Agência Efe que o estabelecimento foi "escolhido pelos aliados" como quartel- general, e o Hotel Parque pelas forças do Eixo.

Pela neutralidade de Portugal durante a guerra e a proximidade do Oceano Atlântico, Estoril era um lugar estratégico das redes de espionagem dos dois lados e um ponto de referência para chegar ao continente americano.

Barros, privilegiado conhecedor da história do hotel e da cidade, lembra da tensão vivida na época e deu pistas sobre o dia a dia de Fleming.

Ele teria convivido com espiões, muitas vezes nos balcões dos bares, com quem compartilhava martínis – drink que se tornaria uma marca de Bond – e conheceu o código morse usado para enviar informações confidenciais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.