• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Interatividade

Qual é o seu beatle favorito? Por quê?

leitor@gazetadopovo.com.brAs cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Biografia

Relembre algumas passagens da vida de Harrison:

1943 – George Harrison nasceu em Liverpool, no dia 25 de fevereiro. Ele era o último de quatro filhos de Louise e Harold Harrison.

1966 – Harrison casa com a modelo Pattie Boyd. Eles se separaram em 1973.

1971 – Organiza o Concerto para Bangladesh com o objetivo de arrecadar dinheiro para as vítimas da fome no país asiático.

1978 – O guitarrista casa com Olivia Trinidad Arias, com quem teve o seu único filho, Dhani.

2001 – Morre no dia 29 de novembro, aos 58 anos, em Los Angeles (EUA), em decorrência de um câncer no pulmão.

Autor de algumas das mais belas músicas dos Beatles, como "Something", "Here Comes the Sun" e "While My Guitar Gently Weeps", George Harrison completaria hoje, se estivesse vivo, 70 anos. O mais jovem dos integrantes da banda, conhecido como o beatle quieto, Harrison era dono de um talento excepcional para tocar guitarra. Refém do carisma de John Lennon e de Paul McCartney, e sem a alegria espontânea de Ringo Starr, George demorou para conquistar espaço para as suas músicas nos álbuns do grupo.

Veja alguns vídeos da carreira de George

Nascido em Liverpool, em 25 de fevereiro de 1943, George entrou para os Bea­tles em 1958, apresentado por Paul McCartney. Lennon foi contra inicialmente por causa da diferença de idade entre eles. Harrison era quase três anos mais novo que John, mas depois de demostrar o que sabia fazer com uma guitarra, acabou superando a resistência. Ele tinha 15 anos.

Vieram os primeiros shows no Cavern Club, em Liverpool, e depois a temporada em Hamburgo (Alemanha). Explodiram com "Love Me Do". Chegaram ao topo das paradas de sucesso britânicas. Conquistaram os Estados Unidos e o resto do mundo. Gravaram 13 álbuns. Alguns revolucionaram o mundo da música, como Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Entraram para a história como a maior banda de todos os tempos. Tudo isso em pouco mais de uma década.

Como lembra o jornalista paranaense radicado no Rio de Janeiro Roberto Muggiati, autor do livro Rock: O Grito e o Mito, a importância de George para os Beatles nunca foi devidamente valorizada. "São dele alguns dos mais belos e criativos solos de guitarra que se ouvem nos discos do grupo. Mas ele ficava massacrado diante da máquina Lennon-McCartney. Aliás, até (Frank) Sinatra foi induzido a um engano autoral ao dizer que ‘Something’ era a sua canção favorita da dupla Lennon e McCartney", conta Muggiati, em entrevista por e-mail à Gazeta do Povo.

"Something", aliás, é uma das canções mais regravadas de todos os tempos, superada apenas por "Yesterday", também do quarteto de Liverpool.

"Os Beatles eram como um relógio que tinham as peças certas para funcionar corretamente. As pessoas menosprezam o trabalho de George Harrison e também de Ringo Starr. Paul e John é que apareciam à frente dos Beatles. Ele não era um guitarrista virtuoso, mas colocou, na medida certa, detalhes e timbres nas músicas da banda. Quem menospreza o trabalho dele é quem não conhece bem o trabalho dos Beatles", afirma Ricardo Felício, baterista da banda cover paulista Beatles 4 Ever.

O fim e o recomeço

Os Beatles se esfacelaram e George foi o primeiro a fazer sucesso em sua carreira solo. Em 1970 saiu seu aclamado álbum triplo All Things Must Pass, que tinha "My Sweet Lord" e muitas sobras do tempo dos Beatles.

"Um compositor excelente. Foi o personagem [dos Beatles] que mais se abriu à cultura oriental. Que proporcionou uma série de experimentações da contracultura aos demais Beatles", diz Gustavo Chataignier, professor de Comunicação Social e do curso de extensão Beatles: História, Arte e Legado da PUC do Rio de Janeiro.

Em 1971, Harrison convocou amigos e realizou o Concerto para Bangladesh, o primeiro a reunir músicos em prol de causas humanitárias. O show serviu para arrecadar fundos para combater a fome no ­país asiático.

Ele criou o próprio selo, Dark Horse e foi produtor de filmes de sucesso, como A Vida de Brian, do Monty Python, e Surpresa em Shangai, com Madonna.

Casou duas vezes. Pri­meiro com a modelo Pattie Boyd e depois com Olivia Trinidad Arias, com quem teve seu único filho, Dhani.

Harrison lutou muitos anos contra o câncer e faleceu em 2001, aos 58 anos, em Los Angeles (EUA).

Se a morte de Lennon em 1980 tinha acabado com o sonho da volta dos Beatles, a de Harrison pôs o ponto final na garimpagem e lançamento de sobras de estúdio dos Fab4.

Confira alguns clipes da época em que George Harrison tocava nos Beatles:

The Beatles- Twist n Shout

The Beatles- Day Tripper

Beatles - Don't Let Me Down

Já em carreira solo, também foram muitos os sucessos:

George Harrison - My Sweet Lord

George Harrison Got My Mind Set On You

Traveling Wilburys - Handle With Care

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]