Estreia
Latitudes
Brasil, 2013. Direção de Felipe Braga. Com Alice Braga e Daniel de Oliveira. Hoje, às 11 horas, no site YouTube (www.youtube.com). O mesmo episódio irá ao ar dia 2 de setembro, às 22 horas, no canal pago TNT.
Marque aí na sua agenda. No fim da manhã de hoje, às 11 horas, vai ao ar no YouTube o primeiro capítulo de uma minissérie, que, na verdade, é um longa-metragem, fracionado em episódios. Isso mesmo, Latitudes, estrelado por Alice Braga e Daniel de Oliveira, fará sua estreia não numa telona de cinema, nem na televisão, mas na internet, dentro de uma proposta inovadora.
VÍDEO: Assista ao trailer de Latitudes
Semana que vem, na segunda-feira, às 22 horas, uma versão estendida do mesmo conteúdo irá ao ar no canal pago TNT e só ao final, quando todos os capítulos tiverem ido ao ar, a íntegra do filme será, enfim, lançada nas salas de exibição, percorrendo um caminho inverso ao habitual.
Por trás dessa proposta transmídia de Latitudes, existe o intuito de testar a internet como meio de difusão de obras audiovisuais de ficção pela internet. Para isso, o diretor e roteirista Felipe Braga, que não tem parentesco com Alice, se uniu ao casal de atores, que também são produtores do longa-metragem.
O filme narra os encontros, primeiro casuais, e depois intencionais, de um casal avesso a vínculos afetivos mais fortes ou a raízes em qualquer lugar.
Alice encarna Olívia, uma editora de moda que viaja o mundo pesquisando tendências. Em suas andanças pelo globo, acaba encontrando, por conta de afinidades profissionais, José (Daniel de Oliveira), fotógrafo que também está sempre em trânsito.
Felipe e seus atores estiveram, ao todo, em oito cidades de diferentes países, como Londres e Paris. Cada lugar corresponde a um capítulo, que será veiculado em dois formatos complementares: um na TNT, que passará 22 minutos de material (além da parte ficcional, ensaios, making of e cenas inéditas), e outro no YouTube, uma versão editada de 12 minutos, classificada pela equipe de "puro sangue", por concentrar o essencial da trama.
Para que o projeto se tornasse viável, os produtores fecharam parcerias com redes de hotéis, que servem de cenário para o longa, além de contratos de patrocínios com marcas como P&G, Heineken, Fiat, Estúdios Quanta e África Entretenimento. O projeto foi alavancado em um prazo de um ano e meio.
Para o Google, proprietário do YouTube, a aposta em Latitudes vem reforçar a proposta de transformar o site de vídeos em referência de conteúdo original na internet. Conta com 1 bilhão de visitantes mensais, portanto, o potencial de audiência para o filme é enorme.
Já para o canal TNT, o longa, que será exibido como minissérie, é uma forma de criar conteúdo nacional e cumprir as exigências da lei que determina que os canais tenham três horas e 30 minutos desse tipo de conteúdo semanalmente.