• Carregando...
Obras de Von Ha tratam de um mundo outro, pautado excessivamente por imagens, inclusive cinematográficas | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Obras de Von Ha tratam de um mundo outro, pautado excessivamente por imagens, inclusive cinematográficas| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Programe-se

Heist Films Entertainment

Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico), (41) 3350-4400. Obras de Gustavo Von Ha. Hoje, às 19 horas. Entrada franca na abertura. Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas. R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Até 6 de julho.

  • Cena do trailer Gasoline
  • A atriz Alessandra Negrini em Tokyo Show

O artista visual paulista Gustavo Von Ha acumulou várias referências de seu próprio trabalho para falar ironicamente da era em que vivemos: um mundo de versões. Com essa premissa, ele concebeu o projeto Heist Films Entertainment, que será exposto pela primeira vez em um museu hoje – no caso, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Assista a um dos vídeos que faz parte da exposição

Viral na internet, o projeto consistiu na realização de trailers de filmes que não existem – o conjunto deles estará em exposição na torre do museu, que leva ao "salão do olho".

Os vídeos reúnem diversos e conhecidos elementos do cinema: os belos cenários (alguns vídeos foram gravados em capitais como Nova York e Tóquio), os protagonistas, as musas e todos os outros clichês de Hollywood. "Nada como um filme para representar uma hiper-realidade", diz o artista. Antes de iniciar a série, Von Ha já havia trabalhado com o estudo da imagem, com um projeto de pinturas em espelhos, e em outro, que consistiu em cópias de desenhos de artistas consagrados.

A feitura dos trailers envolveu produção pesada, similar a de cinema, com pré e pós-produção. Ele escolheu realizar o fragmento dos filmes fictícios, e não eles inteiros, pelo efeito que costumam gerar. "O trailer é produzido em 99% das vezes durante a filmagem, para começar a vender o produto. Por isso, às vezes, temos impressões diferentes sobre um filme, há o ruído de parecer bom no trailer e ruim depois, e vice-versa", explica o artista.

Os vídeos também trazem claras referências ao trabalho de cineastas famosos, uma delas, a nova-iorquina Sofia Coppola. Em um dos trailers (Gasoline), Von Ha usou como cenário o hotel Chateau Marmont, em Los Angeles, locação de parte do filme Um Lugar Qualquer (2010). Von Ha conta que se transforma quando realiza um novo trabalho – dessa vez, virou "um pouco cineasta." "Mas continuo um artista visual", frisa.

Recriação

Heist Films Entertainment não se limita a exibir os "filmes". O curador da mostra, Tomás Toledo, fez questão de recriar nas salas a essência do que é apresentado em cada trailer – por isso, o visitante poderá ver cartazes de divulgação, fotografias dos atores, entre outros elementos. "A ideia é criar um universo próprio de cada filme, como se tirasse ele da tela e trouxesse para o espaço", esclarece. A exposição será inaugura às 19 horas e tem entrada franca na abertura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]