Programe-se
Heist Films Entertainment
Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999 Centro Cívico), (41) 3350-4400. Obras de Gustavo Von Ha. Hoje, às 19 horas. Entrada franca na abertura. Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas. R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Até 6 de julho.
O artista visual paulista Gustavo Von Ha acumulou várias referências de seu próprio trabalho para falar ironicamente da era em que vivemos: um mundo de versões. Com essa premissa, ele concebeu o projeto Heist Films Entertainment, que será exposto pela primeira vez em um museu hoje no caso, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
Assista a um dos vídeos que faz parte da exposição
Viral na internet, o projeto consistiu na realização de trailers de filmes que não existem o conjunto deles estará em exposição na torre do museu, que leva ao "salão do olho".
Os vídeos reúnem diversos e conhecidos elementos do cinema: os belos cenários (alguns vídeos foram gravados em capitais como Nova York e Tóquio), os protagonistas, as musas e todos os outros clichês de Hollywood. "Nada como um filme para representar uma hiper-realidade", diz o artista. Antes de iniciar a série, Von Ha já havia trabalhado com o estudo da imagem, com um projeto de pinturas em espelhos, e em outro, que consistiu em cópias de desenhos de artistas consagrados.
A feitura dos trailers envolveu produção pesada, similar a de cinema, com pré e pós-produção. Ele escolheu realizar o fragmento dos filmes fictícios, e não eles inteiros, pelo efeito que costumam gerar. "O trailer é produzido em 99% das vezes durante a filmagem, para começar a vender o produto. Por isso, às vezes, temos impressões diferentes sobre um filme, há o ruído de parecer bom no trailer e ruim depois, e vice-versa", explica o artista.
Os vídeos também trazem claras referências ao trabalho de cineastas famosos, uma delas, a nova-iorquina Sofia Coppola. Em um dos trailers (Gasoline), Von Ha usou como cenário o hotel Chateau Marmont, em Los Angeles, locação de parte do filme Um Lugar Qualquer (2010). Von Ha conta que se transforma quando realiza um novo trabalho dessa vez, virou "um pouco cineasta." "Mas continuo um artista visual", frisa.
Recriação
Heist Films Entertainment não se limita a exibir os "filmes". O curador da mostra, Tomás Toledo, fez questão de recriar nas salas a essência do que é apresentado em cada trailer por isso, o visitante poderá ver cartazes de divulgação, fotografias dos atores, entre outros elementos. "A ideia é criar um universo próprio de cada filme, como se tirasse ele da tela e trouxesse para o espaço", esclarece. A exposição será inaugura às 19 horas e tem entrada franca na abertura.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura