A estatueta do Oscar que Orson Welles ganhou pelo roteiro de "Cidadão Kane" - considerado um dos melhores filmes de todos os tempo - foi vendida por 861.542 dólares na noite de terça-feira (20), apagando as lembranças de um leilão malsucedido há quatro anos.
O Oscar de melhor roteiro original entregue em 1942 - o único vencido por "Cidadão Kane" - não atingiu o preço de reserva, o menor lance válido, na última vez em que foi colocado à venda, em um leilão da Sotheby's de Nova York, em 2007. A expectativa da época era que fosse vendida por 1 milhão de dólares.
Apesar de estar desgastado pelo tempo, o Oscar, vendido pela casa de leilões Nate D. Saunders, em Los Angeles, por um vendedor anônimo, tinha um preço de reserva de entre 600 mil e 1 milhão de dólares. Ofertas foram feitas de todo o mundo, no que a casa de leilões disse ter sido uma venda "emocionante".
"Isso é uma prova da popularidade de Orson Welles e de sua obra prima, Cidadão Kane", disse em comunicado Nate D. Saunders, dono da casa de leilões.
A estatueta tem uma história que merece seu próprio filme de Hollywood. Welles perdeu o Oscar, mas ele reapareceu posteriormente após sua morte, em 1985, ao ser colocado a venda em um leilão em 1994 por um cinematógrafo que alegou ter recebido a estatueta de Welles como forma de pagamento.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião