A estatueta do Oscar que Orson Welles ganhou pelo roteiro de "Cidadão Kane" - considerado um dos melhores filmes de todos os tempo - foi vendida por 861.542 dólares na noite de terça-feira (20), apagando as lembranças de um leilão malsucedido há quatro anos.
O Oscar de melhor roteiro original entregue em 1942 - o único vencido por "Cidadão Kane" - não atingiu o preço de reserva, o menor lance válido, na última vez em que foi colocado à venda, em um leilão da Sotheby's de Nova York, em 2007. A expectativa da época era que fosse vendida por 1 milhão de dólares.
Apesar de estar desgastado pelo tempo, o Oscar, vendido pela casa de leilões Nate D. Saunders, em Los Angeles, por um vendedor anônimo, tinha um preço de reserva de entre 600 mil e 1 milhão de dólares. Ofertas foram feitas de todo o mundo, no que a casa de leilões disse ter sido uma venda "emocionante".
"Isso é uma prova da popularidade de Orson Welles e de sua obra prima, Cidadão Kane", disse em comunicado Nate D. Saunders, dono da casa de leilões.
A estatueta tem uma história que merece seu próprio filme de Hollywood. Welles perdeu o Oscar, mas ele reapareceu posteriormente após sua morte, em 1985, ao ser colocado a venda em um leilão em 1994 por um cinematógrafo que alegou ter recebido a estatueta de Welles como forma de pagamento.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas