Um recorde de 61 filmes vão competir pelo Oscar de melhor filme em língua estrangeira, incluindo o primeiro longa-metragem do Cazaquistão a entrar na disputa. Mas a lista pode ser reduzida se um diretor finlandês relutante retirar seu trabalho da competição.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta-feira sua lista de candidatos internacionais ao Oscar, em número que supera o recorde do ano anterior, de 58 filmes.
Entre os trabalhos candidatos há alguns altamente cotados, como "Volver", do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, "O labirinto do fauno"', do mexicano Guillermo del Toro, e "The lives of others", do alemão Florian Henckel von Donnersmarck. O Brasil está representado pelo filme pernambucano "Cinema, aspirinas e urubus", de Marcelo Gomes.
Mas não se sabe ainda se a lista vai incluir "Luzes na escuridão", do cineasta finlandês Aki Kaurismaki.
O jornal especializado "Daily Variety" informou que o diretor, que se recusou a comparecer à cerimônia do Oscar em 2003 por se opor à guerra do Iraque, não aprovou a indicação de seu filme pelo comitê de seleção finlandês.
Em comunicado à imprensa, a Academia disse que Mark Johnson, presidente do comitê de filmes em línguas estrangeiras, iniciou um "diálogo" com Kaurismaki para tentar fazê-lo mudar de idéia. Não foram divulgados maiores detalhes.
Se o diretor finlandês não mudar sua decisão e permitir que ''Luzes na escuridão'' concorra, é provável que a Finlândia não seja autorizada a propor outro filme, disse uma porta-voz da academia.
Em 2003, "O homem sem passado", de Kaurismaki, foi indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro, e ele se negou a assistir à cerimônia de gala em Los Angeles, citando sua oposição à guerra liderada pelos EUA no Iraque.
A cerimônia de premiação do Oscar acontece em Los Angeles, no dia 25 de fevereiro de 2007.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião