O equilíbrio é a marca da 79.ª entrega dos Oscars, que será realizada hoje, no Teatro Kodak, em Hollywood. Como há muitos anos não acontecia, não existe um favorito destacado à estatueta de melhor filme. O vencedor principal da maior festa do cinema é uma verdadeira incógnita que só deve ser desvendada no final da sempre longa cerimônia, que este ano será comandada pela comediante Ellen DeGeneres promessa de um show mais leve, com um humor menos crítico e ácido do que os dos mais recentes apresentadores, Jon Stewart e Chris Rock.
E nenhuma produção deve sair da festa com muitas estatuetas, que deverão ser igualmente distribuídas entre vários filmes. Dreamgirls Em Busca de um Sonho é o campeão de indicações (oito), mas não está entre os concorrentes a melhor filme. O maior prêmio da noite pode ir tanto para a comédia independente Pequena Miss Sunshine como para o policial Os Infiltrados. A primeira venceu prêmios dos sindicatos dos produtores e dos atores (grupos que formam boa parcela de votantes do Oscar) e o segundo é mais uma elogiada produção de Martin Scorsese. Uma terceira via é Babel, do mexicano Alejandro González Iñárritu, filme globalizado (realizado em vários países) indicado a sete Oscars. A Rainha e Cartas de Iwo Jima parecem ter menos chances, mas não podem ser descartados.
Entre os favoritos da noite destaca-se Scorsese, que deve levar para casa a cobiçada estatueta depois de sua oitava indicação. Clint Eastwood, apesar de se superar novamente e realizar dois ótimos filmes em um mesmo ano (A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima), dessa vez não deve ser a pedra no sapato do cineasta nova-iorquino. Os Infiltrados não é o melhor filme da carreira de Scorsese, mas o quase tardio prêmio da Academia vai finalmente reconhecer e consagrar o trabalho do autor de importantes obras do ciinema como Taxi Driver, O Touro Indomável e Os Bons Companheiros.
Atores
As categorias de atuação do Oscar estão quase decididas. Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia), Helen Mirren (A Rainha), Eddie Murphy (Dreamgirls) e Jennifer Hudson (Dreamgirls), vencedores do Globo de Ouro e da premiação do SAG (Sindicato dos Atores dos EUA) são os favoritos destacados. O veterano Peter OToole (Vênus) e Leonardo DiCaprio (Diamante de Sangue) são uma leve ameaça a Whitaker e sua assombrosa recriação do ditador ugandês Idi Amin Dada. O ator negro deve levar a estatueta na categoria principal, apesar de seu personagem ser coadjuvante no filme, assim como o de Meryl Streep em O Diabo Veste Prada apesar da impagável interpretação, a campeã de indicações da Academia (14) não deve tirar o prêmio de Helen Mirren.
Algumas surpresas sempre aparecem entre os coadjuvantes, mas seria muita injustiça os votantes não concederem a estatueta a novata Jennifer Hudson depois de sua arrebatora estréia no cinema em Dreamgirls ela literalmente rouba o filme da estrela Beyoncé Knowles e até poderia ter sido indicada a atriz principal. Já Eddie Murphy tem concorrência forte Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine), Djimon Hounsou (Diamante de Sangue), Jackie Earle Haley (Pecados Íntimos) e Mark Wahlberg (Os Infiltrados), todos ótimos em seus papéis , mas pode vencer e resgatar o respeito na carreira depois de estrelar nos últimos anos muitas comédias escatológicas.
Os favoritos ao Oscar de roteiro são Pequena Miss Sunshine (original) e Os Inflitrados (adaptado). Os prêmios das categorias técnicas devem ser bem distribuídos entre Filhos da Esperança (fotografia), A Rainha (figurino), Babel (montagem), A Conquista da Honra (som e efeitos sonoros) e O Labirinto do Fauno (maquiagem) este último, que representa o México, é favorito ao Oscar de filme estrangeiro; Carros deve levar como longa-metragem de animação, assim como A Verdade Inconveniente tem grande chance de vencer entre os documentários.
A cerimônia do Oscar tem início previsto para 22 horas. A festa será transmitida no Brasil pelos canais TNT com apresentação de Rubens Ewald Filho e Maria Cândida, que desde as 21 horas já destacam o pré-show com a entradas das estrelas no tapete vermelho do Teatro Kodak e Globo com apresentação de José Wilker e Maria Beltrão, que entram com flashes dos prêmios iniciais durante o BBB; a transmissão segue completa depois do reality show.