Os concertos de hoje e amanhã, no Teatro Guaíra, encerram a turnê brasileira da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que começou na semana passada (Veja o serviço completo dos shows no Guia Gazeta do Povo). A apresentação de hoje, que começa às 21 horas, tem no programa duas obras do alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847) Sonho de Uma Noite de Verão: Abertura e Concerto para Violino em Mi Menor, com o solista Augustin Hadelich e uma suíte com trechos do balé Romeu e Julieta, do russo Serguei Prokofiev (18911953), escolhidas pelo maestro Yan Pascal Tortelier.
"Para quem é iniciado, o programa satisfaz por ter obras difíceis e de execução complexa. Para aqueles que não são conhecedores, também satisfaz, porque é um programa muito bonito, palatável, muito gostoso de ouvir", diz o diretor executivo e trompetista da Osesp, Marcelo Lopes. O músico, que falou por telefone à Gazeta do Povo, explicou que o apelo do programa que se alinha em torno do romantismo shakespeariano foi pensado levando em consideração as particularidades de uma turnê.
Além de dificuldades como transporte aéreo da orquestra e logística de instrumentos, as apresentações têm que estar preparadas para enfrentar a falta de mercado da música clássica em vários lugares em que toca algumas vezes, sem hábito de consumo desse tipo de apresentação. "Mas não vamos desistir por isso. Isso nos estimula a ir e convencer os governantes da importância de desenvolver em seus estados iniciativas como a Osesp", diz Lopes.
Além de Salvador, Curitiba foi a única cidade para qual a Osesp programou um concerto gratuito, no dia seguinte à apresentação, às 11 horas. "Tivemos a ideia pela sua importância e mercado de música erudita desenvolvido que ela tem", diz Lopes, para quem a capital tem potencial para se tornar um polo da área. "São Paulo e Minas Gerais estão encaminhadas. Se Paraná e Rio de Janeiro também conseguem usar esse modelo, criaremos um circuito que vai chamar a atenção do mundo."
Serviço
- Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.- Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/nº), (41) 3304-7900.- Hoje, às 21 horas, com ingressos a R$ 50. Amanhã, às 11 horas, com entrada franca
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Motta diz que pauta de costumes não será prioridade na Câmara, e 8/1 terá “imparcialidade”
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião