Oscar
7 indicações ao Oscar foran recebidas por Pacto de Sangue: melhores filme, diretor, roteiro, atriz (Barbara Stanwyck), fotografia, som, trilha sonora. Não venceu em nenhuma das categorias. O grande vencedor naquele ano foi o O Bom Pastor, de Leo McCarey. Reza a lenda que Billy Wilder fez Carey tropeçar na hora de receber a estatueta de melhor direção, colocando o pé no seu caminho.
Está está sendo lançado no Brasil, em edição especial no formato DVD, Pacto de Sangue, clássico absoluto do cinema noir e um dos filmes mais cultuados dentro da espetacular filmografia do austríaco Billy Wilder, diretor das obras-primas Crepúsculo dos Deuses e Quanto Mais Quente Melhor.
Ao lado de Falcão Maltês, de John Huston, o longa-metragem de Wilder, lançado em 1944, é marco fundamental de um gênero cinematográfico que, embora tenha surgido como conseqüência de circunstâncias históricas bastante específicas, continua influenciando gerações de diretores em todo o mundo. Basta assistir a filmes recentes como Los Angeles Cidade Proibida, do americano Curtis Hanson, ou a O Invasor, do brasileiro Beto Brant, para confirmar.
Uma das maiores e mais perenes contribuições de Hollywood à linguagem cinematográfica, o film noir é fruto de uma conjugação de fatores históricos e artísticos.
O primeiro, e talvez mais determinante deles, é a chegada aos Estados Unidos de uma geração de cineastas europeus, sobretudo de língua alemã, que trouxeram na bagagem, além do espírito anti-nazista, a herança do movimento expressionista, em sintonia com o pessimismo reinante em tempos de guerra mundial.
Outro aspecto fundamental do gênero é a atração desses diretores pela nova literatura policial produzida por grandes mestres como Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain.
Pacto de Sangue reúne todas essas características. Wilder, de origem judaica, chega à América disposto a esquecer a Europa, mas não de sua formação, influenciada por grandes diretores expressionistas, como Fritz Lang e F. W. Murnau. Encontra no romance de James M. Cain o argumento perfeito para as histórias noturnas, sórdidas e pessimistas que pretende fazer.
O enredo gira em torno de uma mulher diabólica, Phyllis Dietrichson (Barbara Stanwyck), que seduz o investigador de seguros Walter Neff (Fred MacMurray), um homem fraco e ganancioso, e o convence a matar o marido dela, deixando-a assim com o dinheiro do seguro. O crime ocorre como combinado, mas as coisas começam a complicar quando o chefe de Walter, Barton Keyes (Edward G. Robinson), toma conta do caso.
Indicado a sete indicações ao Oscar em 1944, Pacto de Sangue entrou em 1998 a para lista dos cem melhores filmes do American Filme Institute. Com todo o merecimento: concentra, tanto do ponto de visto visual quanto dramático, o que de melhor o cinema noir produziu. GGGGG
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