Programe-se
Confira os autores que passarão pelo Paiol Literário em 2012:
18 de abril Ivan Angelo
9 de maio Jaime Prado Gouvêa
20 de junho Paulo Lins
3 de julho Daniel Galera
15 de agosto Marcia Tiburi
19 de setembro Rodrigo Lacerda
3 de outubro Francisco Alvim
21 de novembro Altair Martins
Fonte: Jornal Rascunho
Uma mistura de vozes literárias e um encontro de gerações de escritores é o que pretende a organização do Paiol Literário deste ano. O projeto, realizado pelo jornal literário Rascunho em parceria com o Sesi Paraná, Fiep e a Fundação Cultural de Curitiba, divulgou os autores que participarão em 2012. Ao todo, serão oito encontros realizados mensalmente até novembro com mediação do editor do Rascunho e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira. "Desde 2006 até agora, trouxemos 51 escritores. A ideia, como sempre, é fazer uma radiografia da literatura brasileira contemporânea", conta o idealizador.
A mesma pergunta
Com o primeiro convidado, o romancista mineiro Ivan Angelo, Pereira abre o ciclo de discussões literárias que começa sempre com a mesma pergunta: afinal, para que serve a literatura? Longe de buscar um consenso ou uma resposta definitiva, a pergunta, segundo Rogério Pereira é um dos pontos cruciais do Paiol Literário: "A leitura é importante. Não a leitura de jornal ou de revista, que é uma obrigação, mas a leitura de ficção, essa que não pede para ser lida e não tem um objetivo muito claro. Cada autor tem a sua teoria, mas essa leitura nos constrói como cidadãos e como seres humanos. Muito do que a gente fala é óbvio, mas o óbvio é importante de ser repetido".
Além de Ivan Angelo, nomes como Daniel Galera, autor de Cordilheira; Paulo Lins, de Cidade de Deus; e Rodrigo Lacerda, de Outra Vida, passarão pelo Teatro do Paiol neste ano. Os encontros são registrados pela ÓTV e transcritos posteriormente para o jornal Rascunho.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião