Cananéia une paisagens coloniais e belezas naturais como o Parque Estadual Ilha do Cardoso repleto de atrativos turísticos e o Morro do São João. Localizada na fronteira entre o Paraná e São Paulo, fica a 250 quilômetros de Curitiba. Forma, com a região de Iguape e Paranaguá, o complexo denominado Lagamar, que se estende por 200 quilômetros pelo litoral dos dois estados. Ambientes de praia, manguezal e florestas propiciam a realização de atividades de ecoturismo na região.
Dicas
Cananéia tem hotéis e pousadas de vários padrões. A culinária caiçara é uma boa pedida para os viajantes, assim como a "cataia", bebida feita de uma planta típica da mata atlântica e que tem poder calmante.
Na cidade, o visitante pode conhecer a Rua do Artesanato, no Centro Histórico e, aos domingos, a Feira Livre de Artesanato, na Praça do Rocio, no centro da cidade.
No Parque Estadual Ilha do Cardoso, que o visitante pode chegar de escuna ou voadeira, os destaques são o Núcleo Perequê e a Praia do Itacuruçá, de águas mansas e botos-cinza, e a Comunidade do Marujá.
Na mesma região, a Comunidade da Enseada da Baleia compreende uma vila de famílias que trabalham com a pesca de rede e de cerco e que, no inverno, salgam o peixe para conservação em refeições caseiras.
A Comunidade do Mandira é formada por descendentes de escravos. A base da economia do lugar é o cultivo de ostras em viveiro, que pode ser visitado pela manhã quando a maré está baixa.
Telefones úteis
Secretaria de Turismo de Cananéia, (13) 3851-1753. Associação dos Monitores Ambientais de Cananéia, (13) 8139-1470. Parque Estadual Ilha do Cardoso, (13) 3851-1163. Lagamar Turismo, (13) 3851-3746 ou (13) 3851-3437. Associação de Moradores da Reserva Extrativista do Mandira, (13) 9762-6773.
Deixe sua opinião