De Shakespeare adaptado a peça religiosa, os pais que quiserem levar seus filhos para passear e se ivertir neste Dia das Crianças têm seis opções diferentes de diversão nos teatros curitibanos. Há ingressos que custam apenas um quilo de alimento e está programado até um concerto especial da Orquestra Sinfônica, só com músicas infantis, no Guairão. Portanto, nada de ficar fechado em casa assistindo à televisão o dia todo.
Noite de Reis Ou o Que Quiseres é uma das atrações infantis da cidade. A peça é baseada em uma comédia de William Shakespeare sobre dois irmãos que se perdem em um naufrágio e passam muito tempo tentando se reencontrar. A trama envolve uma mulher que precisa fingir ser homem, muita música e um final feliz.
A montagem para crianças teve de trabalhar para tornar tudo mais simples, inclusive a linguagem. "Temos até um número diferente de personagens no palco", conta o diretor Márcio Juliano. Segundo ele, três personagens da peça original se transformaram em amigos imaginários de um dos protagonistas. Coisa de que criança entende muito bem.
No Espaço Teatro Regina Vogue, dentro do Shopping Estação, a peça em cartaz é Contadores de Histórias. São seis trechos curtos, apresentados por atores que mais parecem ter vindo de outro mundo. "O figurino faz com que eles pareçan alienígenas", conta a produtora do espetáculo e dona do teatro, Regina Vogue. Ela conta que apenas duas histórias são de autores de fora do grupo. As outras todas nasceram como criação do grupo de atores e do diretor, Maurício Vogue, durante a preparação do espetáculo.
As aventuras de Batman e Robin são o tema de Dupla Dinâmica, que tem sessão hoje no Teatro Lala Schneider. A montagem já fez temporada em dois teatros, e agora volta para o Dia das Crianças. A história mostra dois homens que, por acaso, são confundidos com os super-heróis das histórias em quadrinhos. De um jeito ou de outro, eles são obrigados a colocar os uniformes e a partir para a luta, com o objetivo de salvar a mocinha. Dirigida por João Luiz Fiani, a peça tem uma profusão de brincadeiras com personagens conhecidos do cinema, indo de Carlitos a Gordo e o Magro.
Para quem quiser assistir a teatro de bonecos, a opção é Margarida Curiosa Visita a Floresta Negra, no Teatro de Bonecos do Doutor Botica, também no Shopping Estação. Antes da sessão, o teatro apresenta show de mágica e ventriloquismo com entrada franca.
Religião
Duas peças de fundo religioso estão programadas para hoje. Smilingüido e Bondosa conta uma aventura da formiguinha que virou marca registrada de mensagens cristãs. A história começa quando Smilingüido e outra formiga ouvem uma voz vinda de dentro de uma caverna. Eles são seduzidos pelo tom amistoso da dona da voz, que eles nunca conseguem ver. No fim, quem estava falando com eles era uma aranha, inimiga mortal das formigas. A idéia é mostrar para as crianças os riscos de falar com desconhecidos na rua.
Na Primeira Igreja Batista, um grupo de adolescentes encena uma adaptação para o livro O Portal, do norte-americano Bill Meyers. O espetáculo fala sobre duas crianças que são transportadas para a outra dimensão. Eles têm de aprender a diferenciar quem quer ajudá-los de quem quer prejudicá-los, e se livrar dos problemas até que consigam voltar pelo portal para o dia a dia de suas vidas. A entrada custa R$ 2 ou um quilo de alimento.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia