A casa Christie's vai oferecer em leilão o que descreveu como a mais importante coleção em mãos particulares de papéis ligados ao líder britânico da época da 2ª Guerra Mundial Winston Churchill.
A coleção foi montada ao longo de 30 anos por Malcolm S. Forbes Jr., descendente do fundador da revista Forbes, e será vendida em três partes, começando em Londres em 2 de junho.
A previsão é que o leilão em Londres renda cerca de 1 milhão de libras (1,5 milhão de dólares). O segundo será em Nova York, em 3 de dezembro, e o terceiro, em Londres, no verão de 2011.
O leilão de 2 de junho vai incluir 150 lotes, incluindo cartas, livros, fotografias e um charuto. As estimativas de valor dos lotes individuais variam de 1.000 a 120 mil libras (182.800 dólares).
Entre os objetos mais importantes estão a agenda de Churchill durante a 2a Guerra Mundial, que traz informações detalhadas sobre suas atividades diárias. Ela é estimada em entre 80 mil e 120 mil libras.
A agenda, cujas anotações eram feitas por secretários particulares de Churchill, registra reuniões com o presidente americano Franklin Roosevelt, o presidente francês, Charles de Gaulle, e o líder soviético Josef Stálin, além de encontros regulares nas terças-feiras com o rei da Inglaterra, que começaram ocorrendo à noite mas depois de tornaram almoços semanais.
O início da Batalha da Grã-Bretanha, em julho de 1940, é marcado por uma reunião do gabinete, seguida por um almoço com sir Alfred e lady Beit e uma visita rápida à costa sul da Inglaterra.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas