Jada Pinkett Smith é conhecida como uma glamourosa atriz de Hollywood, mas diz que seu papel principal na vida é o trabalho que ela faz fora das telas, como mãe.
Pinkett Smith, 35 anos, tem dois filhos - Jaden, 8 anos, e Willow, 6 - de seu casamento de dez anos com o ator Will Smith. Além disso, é madrasta de Trey, 14 anos, filho do casamento anterior de Will Smith.A atriz, que está sendo vista no momento no filme "Reine Sobre Mim", diz que a maternidade é seu foco principal na vida e que foi isso que a levou a envolver-se ativamente em organizações beneficentes infantis, tendo co-fundado a Will and Jada Foundation para ajudar a financiar projetos educacionais para crianças e jovens.
Ela agora se uniu a uma campanha de segurança infantil chamada The Power of Parents (o poder dos pais), lançada em 2006 pela entidade sem fins lucrativos Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas e pela fabricante de pilhas Duracell. Além disso, ela escreveu um prefácio ao livro infantil "The Great Tomato Adventure", ligado à campanha, que será lançado este mês.
Pinkett Smith falou à Reuters sobre segurança infantil e o equilíbrio entre família e trabalho.
P: O que o livro espera conseguir?
R: Espero que seja uma ótima ferramenta para os pais falarem com seus filhos sobre segurança de maneira prática, sem assustar muito. O tema é muito sério, mas esse livro oferece vários ganchos para que os pais conversem com seus filhos sobre isso.
P: O objetivo é que substitua a mensagem de "nunca fale com desconhecidos?"
R: Conversamos com desconhecidos todos os dias, então a idéia de que você nunca deve falar com desconhecidos é genérica demais. Cria a idéia de que todo desconhecido que as crianças encontram é um inimigo, e isso está errado. Meus filhos constantemente estão com pessoas que não conhecem, então esse livro me ajudou muito, em minha própria vida, a iniciar conversas com meus filhos que fazem sentido para eles. Existe um passo que passou despercebido no passado. O livro quer explicar que às vezes as crianças precisam pedir ajuda a pessoas que não conhecem. É mais um caso de encontrar indicadores para que você saiba de quem deve manter distância.
P: Você já passou por um susto com seus filhos?
R: Não necessariamente. Meus filhos estão sempre com muitas pessoas, e parte de nosso trabalho consiste em nos aproximar de pessoas que não conhecemos. Tem sido difícil para mim falar com meus filhos sobre isso de uma maneira que faz sentido para eles.
P: Como você consegue equilibrar seus papéis de mãe e atriz?
R: É muito difícil, mas não impossível. Sempre preciso saber quais são minhas prioridades e, se há algo que não posso fazer, ter consciência disso. Meus filhos e meu marido vêm em primeiro lugar. Minha família é meu tudo. Tenho muitas pessoas em meu universo que me ajudam, então tenho tempo para mim mesma, tempo para a família e também para o trabalho.
P: É difícil impedir que seus filhos se envolvam com o mundo da celebridade?
R: Não. Não é assim que vivemos. As crianças vivem segundo o exemplo dado pelos pais. A celebridade não é meu foco nem o de Will, e as crianças adotaram a mesma atitude.
P: Você já escreveu um livro infantil no passado. Tem vontade de escrever mais?
R: Eu gostaria de fazer mais. Will e eu temos algumas idéias. Adoramos as crianças, a família, e temos dois projetos de livros sobre os quais estamos pensando, mas ainda são apenas idéias. As duas idéias estão ligadas a nossa fundação."
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia