• Carregando...
Fábio Elias: rock é abandonado em nome da nova paixão sertaneja | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Fábio Elias: rock é abandonado em nome da nova paixão sertaneja| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Este domingo de Páscoa, que significa renascimento, tem muito simbolismo para o cantor e compositor Fábio Elias. Ele deixa para trás todo um passado de roqueiro, e assume, definitivamente, a sua verve sertaneja. Sim. Fábio Elias, o vocalista e guitarrista da banda Relespública, começa a divulgar o seu mais recente projeto, o álbum Me Dê um Pedaço Teu, com 13 faixas autorais. A sonoridade lembra, logo na primeira audição, a dicção de Zezé Di Camargo & Luciano, Leonardo e Victor & Léo.

Alguns fãs da Relespúlica deverão estranhar a mudança de postura do artista, mas ele já está preparado para todo e qualquer estranhamento. "Eu fiz uma opção e estou feliz", diz. Elias observa que quem o conhece sabe que as suas composições transitam do blues ao samba, e contemplam, "desde muito", a música sertaneja.

O garoto que ouvia Beatles e The Who confessa que também colocava discos de vinil do Sérgio Reis na vitrola.

O tempo passou e caiu uma ficha: o roqueiro queria expor essa face pouco conhecida do público, mas visceral para ele. "Eu não poderia negar as minhas raízes. Minha família é de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro). Na minha massa de sangue, corre música sertaneja", afirma.

Na estrada

"Eu moro na Régis Bittencourt", conta Elias, referindo-se à rodovia BR-116, que liga Curitiba a São Paulo. Atualmente, a rotina do músico está dividida entre as duas capitais. Isso se deve, direta e indiretamente, a uma irreversível re­­volução.

Na noite de 12 de março de 2009, Elias casou, no palco do Crossroads Bar, com Maria Rafart.

O convívio de um ano com a psicológa já se traduziu em modificações na vida do músico.

Ainda no mês de agosto (do ano passado), ele decidiu suspender as apresentações que a Relespública vinha fazendo, desde 2005, todas às quartas-feiras, no Empório São Francisco.

Em pouco tempo, ele alugaria um apartamento no bairro do Bexiga, em São Paulo.

No segundo semestre do ano passado, ele já articulava esse novo álbum. Mas nem dava pistas. Se alguém perguntava o que ele estava fazendo na capital paulistana, Elias assoviava, e escapava pela tangente.

Mas, na moita, costurava o contato com o produtor Plauto Cesar, que trabalha com Cesar Augusto, o todo-poderoso que burila os sucessos dos sertanejos pop.

"Fofoqueira, vai cuidar da sua vida", canta Elias, na canção "Fofoqueira", uma das candidatas a hit deste inverno (ou do próximo verão).

As faixas do álbum sertanejo de Fábio Elias foram muito bem gravadas, e contam com a participação de alguns dos mais competentes músicos do Brasil, como o guitarrista-arranjador Claudio Picinin.

A letra da canção que dá nome ao álbum surgiu durante uma das viagens pela Régis Bittencourt. Elias estava saindo para São Paulo e, comovido, desafabou para Maria Rafart: "Ei, amor, Mê dê um pedaço teu! Que eu não aguento ficar longe." Pronto. Assim surgiu, em poucos instantes, uma das faixas desse novo projeto.

Amor pra recomeçar

Elias afirma que a verdadeira Música Popular Brasileira (MPB) é a música sertaneja, "e não rock nem a música feita na zona sul do Rio de Janeiro". A afirmação parte da seguinte premissa: o brasileiro, diz o músico, canta as letras das músicas sertanejas. "O brasileiro quer a alegria do sertanejo", diz.

As 13 canções do álbum Me Dê um Pedaço Teu tratam, de maneira geral, de amor e dor. "São histórias que eu já vivi, ou que poderia ter vivido", comenta. Aos 34 anos, depois de alguma quilometragem, coração partido muitas vezes, ele se considera maduro para cantar esses textos românticos e sentimentais.

No momento, ele realiza uma temporada de visitas a rádios e cidades do interior do Paraná, para divulgar essa proposta. Pede, inclusive, para que os leitores da Gazeta do Povo escutem as suas canções, disponíveis na internet. Sugere, inclusive, "que os que gostarem, que peçam para que os radialistas toquem na rádio as minhas músicas".

2010 será todo dedicado ao projeto sertanejo.

E a Relespública?

No dia 8 de maio, Elias faz duas apresentações, uma de tarde e outra de noite, com a Reles, dividindo o palco com Os Mutantes, em Curitiba – só falta definir o local.

A partir de 9 de maio, a Relespública entra em férias por tempo indeterminado. Ele nega que a banda esteja encerrando as atividades, de 21 anos. Mas não esconde de ninguém que pretende se dedicar de corpo e alma para fazer acontecer a sua carreira sertaneja.

No fundo, confessa Elias, o plano foi, desde o início, se tornar um cantor de música popular. Com a distorção da guitarra desligada, talvez o projeto se torne realidade.

Serviço

Na internet: www.myspace.com/fabioelias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]