- Sentidos da Moda, Renata Pitombo Cidreira (Annablume) – Investigações sobre o papel da moda na cultura contemporânea, destacando sua relação estreita com o consumo, sua dimensão artística e capacidade comunicativa.

CARREGANDO :)

- Enciclopédia da Moda: de 1840 à Década de 90, Georgina O’Hara Callan (Companhia das Letras) – Mais de 1.300 verbetes – incluindo brasileiros – detalham a vida e o trabalho dos maiores estilistas e profissionais da moda de todos os tempos.

- A Costura do Invisível, de Jum Nakao (Senac) – Documento sobre a performance em que, ao final do desfile, as modelos rasgaram elaboradíssimas roupas de papel vegetal.

Publicidade

- O Império do Efêmero: a Moda e Seu Destino nas Sociedades Modernas, Gilles Lipovetsky (Companhia das Letras) – O filósofo francês confere à moda um caráter libertário e faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas.

- Chic [érrimo]: Moda e Etiqueta em Novo Regime, de Glória Kalil (Codéx) – Aborda moda e etiqueta com referências e fundamentos históricos, sociológicos, psicológicos e da teoria do comportamento.

- Ás Espirais da Moda, de Françoise Vincent-Ricard (Paz e Terra) – Alia a análise da atuação dos agentes da moda à perspectiva da era pós-industrial.

- A Roupa e a Moda: Uma História Concisa, de James Laver (Companhia das Letras) – Uma visão panorâmica da evolução da moda, espelho fiel das mudanças sociais e culturais.

- A Cultura das Aparências – Uma História da Indumentária (Séculos 17-18), de Daniel Roche (Trad. de Assef Kfouri. Senac) – Um tratado profundo sobre as mudanças que atingiram o uso e o consumo de roupas do apogeu da monarquia até a Revolução Francesa.

Publicidade
Veja também