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O Parque Barigui será sede das FanFests de Curitiba | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
O Parque Barigui será sede das FanFests de Curitiba| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo
  • Igor Cordeiro, da FCC, que enfatiza as melhorias na área cultural
  • O Memorial de Curitiba receberá even­tos culturais

O governo federal abre na próxima quinta-feira, 2, um edital de R$ 15 milhões para atividades artísticas culturais durante a Copa do Mundo de 2014. A ideia do Ministério da Cultura (MinC) é contemplar projetos que façam circular, entre as doze cidades- sede, espetáculos que representem as produções culturais de cada praça e que tragam a identidade local de cada município.

PROGRAMAÇÃO: Veja onde haverá apresentações durante a Copa

A expectativa é financiar atividades de cinema, teatro, literatura, dança, arte contemporânea e atividades que envolvam inovação e "criatividade", com orçamento de R$ 30 a R$ 150 mil. Cada cidade-sede da Copa do Mundo receberá, no mínimo, três projetos de outras cidades-sede.

Os municípios em questão terão um representante no conselho curador que vai escolher as propostas vitoriosas, mas o MinC não garante a distribuição igualitária das aprovações. Ou seja, pode ocorrer de a maioria dos projetos aprovados serem de uma mesma cidade.

Competitividade

Para ajudar os projetos locais a serem competitivos, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) vai oferecer, na segunda quinzena de maio, um curso de qualificação para que os produtores culturais da cidade possam apresentar projetos dentro das especificações peculiares do edital.

"O MinC não vai dar passagem e estadia, por exemplo, em um período em que os preços vão inflacionar e a oferta vai se concorrida. Os projetos precisam estar muito bem resolvidos e isso vai contar muito na aprovação", explica o superintendente da FCC Igor Cordeiro.

"Queremos criar uma relação com essas outras cidades para divulgar os nossos produtos excelentes mas ainda um pouco desconhecidos no resto do país", conta.

O curso vai pormenorizar as necessidades documentais, técnicas e burocráticas exigidas pelo edital. "Nós precisamos profissionalizar a apresentação de projetos culturais em Curitiba. A FCC percebe que há uma deficiência técnica na produção de projetos. Muitas vezes, ideias e conteúdos muito bons naufragam devido à má apresentação dos produtos", observa.

Oportunidade

Segundo a secretá­ria-executiva do MinC, Jeanine Pires, a ideia é fazer cerca de 300 eventos nas 12 cida­des-sede da competição internacional, "para mostrar a cara do Brasil para o mundo".

"Havia mais de 40 mil jornalistas na última Olim­píada, de todos os países do mundo, e eles não tinham bilhetes para assistir ao esporte. Eles vieram para nós [para a área cultural]. Este programa mostrará ao mundo um retrato da diversidade do Brasil. É apenas uma chance na vida e é formidável", completa.

Turismo

Iniciativas de Curitiba incluem música clássica e um site

Durante o período da Copa do Mundo, em junho de 2014, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) vai promover uma série de atividades culturais paralelas à programação oficial do torneio. O principal evento da agenda oficial é a FanFest, que basicamente vai trazer apresentações musicais após as transmissões das partidas em um telão.

O evento já é tradicional nas cidades-sede das últimas Copas do Mundo. Em Curitiba, a FanFest será no Parque Barigui.

"Já iniciamos entendimentos para tentar garantir a participação de pelo menos 20 artistas locais nestas festas", conta o superintendente da FCC Igor Cordeiro.

Ao mesmo tempo, a FCC já programou dezenas de atividades paralelas que vão desde a exibição de filmes até mostras de música e teatro (veja no quadro abaixo). Uma das ideias é promover um circuito de "música autoral curitibana" em bares, teatros e outros espaços públicos da cidade. Também está sendo organizada uma programação especial com a Camerata Antiqua de Curitiba.

A FCC entende que a Copa pode servir para mostrar Curitiba como uma cidade de referência de música clássica no país. "Acreditamos que esse aspecto da cidade pode ser um diferencial em relaçãos às demais cida­des-sede para a atração de turistas", destaca Cordeiro. A FCC também prepara eventos especiais para colocar em contato agentes culturais locais e produtores, distribuidores e patrocinadores nacionais e internacionais.

Ainda durante o período da Copa, a FCC vai criar um portal na internet para a divulgação da programação cultural e de bens culturais curitibanos aos turistas. Além de divulgar a agenda cultural durante o evento, o site reunirá a "produção cultural curitibana permanentemente".

Livros digitais, vídeos, filmes, documentários e demais acervos digitalizados: fotografias, vídeos, gravuras, documentários e outros. "Nossa ideia é identificar, mapear, certificar e dar visibilidade a espaços culturais públicos e privados, agrupados por atuação, vocação ou identidade comuns", explica Cordeiro.

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