Quem é frequentador assíduo de livrarias em Curitiba pode contar nos dedos quantos espaços ainda se estabelecem nas ruas. São poucos. A maioria, principalmente as grandes redes, se concentra em megaestruturas dentro de shopping centers. Os irmãos Thiago e Frederico Tizzot, sócios na editora e na livraria Arte & Letra, foram na contramão e escolheram uma simpática casa na alameda Presidente Taunay, no Batel, para instalar uma sede da livraria, que concentra também a infraestrutura da editora. O espaço já está funcionando, ainda em fase de testes, e será inaugurado oficialmente até o fim deste mês.
Antes instalada dentro do Lucca Cafés Especiais (que fica na mesma rua), a livraria continua com o mesmo conceito, mas com mais títulos disponíveis cerca de dois mil, o dobro do que havia na antiga sede e tem espaço para expor cerca de cinco mil exemplares. O foco dos irmãos é trazer ao público livros mais raros dentro do catálogo de grandes editoras e escolhê-los a dedo. Literatura, autores locais e literatura fantástica é um pouco do que se vê nas prateleiras. "Acaba refletindo muito o nosso gosto pessoal, além de ser um trabalho de pesquisa, lendo catálogos e pedindo o que é diferente", diz Thiago. As seções também são nomeadas de forma diferente das livrarias tradicionais, trazendo divisões como "ganhadores do Nobel" e "grandes clássicos".
O trabalho de garimpo de novos escritores ou de textos de autores conhecidos, ainda não publicados por grandes editoras, para a editora e para a revista trimestral Arte & Letra: Estórias, lançada em 2008, acaba, de acordo com Thiago, ajudando a trazer para a venda livros de "promessas" ainda desconhecidas. "Até temos alguns lançamentos, mas não podemos, nem queremos, competir com as grandes redes em novos títulos e preços". Junto com a livraria, a Arte & Letra montou um café, que venderá comidas e pães artesanais da Oli Gastronomia, da chef Geraldine Miraglia (o café ainda não está funcionando completamente).
Ar livre
Notícias como o fechamento da última loja da Livrarias Ghignone no último dia 13, localizada na rua Comendador Araújo, não desanimam os irmãos a investir no projeto de rua. Outro ponto que colabora, segundo eles, é o fato de a casa estar no mesmo terreno da SIM Galeria de Arte Contemporânea. "A ideia é justamente sair do espaço do shopping e criar um ambiente que possibilite um passeio com a família ao ar livre, onde a pessoa possa vir ver uma exposição na galeria e depois passar para ver alguns livros e tomar um café", salienta Frederico.
Serviço:
A Arte & Letra fica na Alameda Presidente Taunay, 130 Batel, (41) 3223-5302. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª, das 10h às 20h e nos sábados, das 10h às 19h. Aceita cartões de débito e crédito.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas