O verão de 1819 foi marcante para a música erudita. Em uma viagem a Linz, na Áustria, durante saraus nas casas de amigos onde se hospedava, o compositor vienense Franz Schubert ouviu de um anfitrião a sugestão para que criasse uma obra de câmara com a canção folclórica "A Truta". Schubert inverteu o processo de composição, escrevendo antes as partes individuais dos instrumentos, para, por fim, improvisar ao piano. O resultado foi uma obra que se tornaria popular, a primeira de grande importância da música de câmara a unir piano e quarteto de cordas, em que cada instrumento assume a melodia individualmente, enquanto outro faz as variações com virtuosismo.

CARREGANDO :)

Até hoje conhecido como "A Truta", por trazer a canção original no quarto movimento, o "Quinteto Op. 114" divide com a "Sonata Op. 137 n.º 2 em Lá Menor", também de Schubert, as atenções na abertura da temporada 2007 da série de música erudita Domingo no Câmpus, que acontece amanhã, às 11 horas, no Teatro UnicenP.

O Quinteto Brandão, criado especialmente para o espetáculo, leva ao palco Hélio Brandão (contrabaixo), Maria Esther Brandão (violino), Maria Alice Brandão (violoncelo), Koiti Watanabe (viola) e um pianista convidado, o paulista Gilberto Tinetti.

Publicidade

Além de músico, Koiti Watanabe é o coordenador do projeto este ano, substituindo o maestro Osvaldo Colarusso, afastado por problemas de saúde. O violista curitibano comenta a escolha do repertório: "‘A Truta’ é uma obra de muito otimismo, escolhemos justamente porque casa com o espírito do projeto, de fazer com que o domingo fique ensolarado e cheio de vida".

Em março, o Domingo no Câmpus terá mais duas edições – no dia 18, com um recital de violão em que Fabrício Matos apresentará influências da música espanhola; e no dia 25, com o Quarteto de Clarinetas Clarino. "A intenção foi buscar um repertório que atraísse mais público, obras que todos gostariam de ouvir e conhecer, sem ser muito rebuscado, para não deixar o concerto elitista demais", explica Watanabe. "Os concertos são ilustrados com projeções de imagens da época de Schubert, enquanto comento a vida e a obra do compositor – nada didático", garante.

Três músicos serão homenageados na temporada deste ano. "O primeiro é o norueguês Edvard Grieg, morto em 1907, há exatamente cem anos. Também em 1907, nasceram os brasileiros Camargo Guarnieri e José Guerra Vicente – "Por essas coincidências de datas é que estamos fazendo as homenagens", antecipa o violista.

Serviço: Domingo no Câmpus – Quinteto Brandão. Teatro UnicenP (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3000. Amanhã, às 11 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5.