Vídeo| Foto: RPC TV

Chico Buarque está em férias musicais. Já saiu de cena por um tempo – não se sabe quanto – para escrever um novo livro. Mas, para não deixar seu público sedento por novidades sonoras, está chegando hoje às lojas o DVD com o show Carioca, visto por 185 mil pessoas no Brasil e na Europa, que disputaram com avidez os ingressos, quase sempre esgotados em questão de horas, como foi o caso das apresentações do cantor e compositor em Curitiba.

CARREGANDO :)

Carioca ao Vivo, na verdade, é um pacote, lançado pela gravadora Biscoito Fino, atual selo de Chico. Primeiro saiu o CD, nas lojas desde o princípio deste mês. A (boa) novidade para os fãs do artista é que, tanto o disco quanto o DVD trazem o show na íntegra, com suas 31 canções na mesma seqüência apresentada no palco.

O DVD tem direção de André Horta e foi registrado durante a temporada paulistana, em outubro passado, na casa de shows Tom Brasil. O CD, duplo, já à venda – com tiragem inicial de 40 mil cópias –, mistura essas gravações com outras versões, gravadas durante a temporada carioca, em fevereiro deste ano, no Canecão.

Publicidade

Editado em maio do ano passado, Carioca marcou a estréia de Chico na Biscoito Fino e foi seu primeiro disco de estúdio desde 1998, quando lançou As Cidades. Em tempos de declínio acentuado nas vendas de CD dentro e fora do país, o álbum atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas. Um ótimo número, acreditem.

A turnê de Carioca percorreu 12 cidades brasileiras e três européias. O roteiro do show, elaborado pelo próprio compositor, alterna novas canções com sucessos ou músicas esquecidas em seus discos.

No repertório, constam canções do álbum que gerou a turnê, como "Ode aos Ratos", "Imagina", "Subúrbio", "Ela faz cinema" e a faixa homônima. Dos clássicos, Chico incluiu "Morena de Angola", "Quem Te viu, Quem Te Vê", e as menos óbvias "Futuros Amantes", "Bye, Bye, Brasil" e "As Vitrines".

O DVD mostra de perto um pouco do que é Chico Buarque em cena. Apesar de não interagir muito com a platéia – dá para contar nos dedos suas palavras faladas e não cantadas –, a magia se dá. O público delira e se rende diante da música e da poesia do compositor. Duro é relevar os gritos, alguns histéricos, de algumas fãs mais afoitas. Como resposta a tanto assédio, o mesmo sorriso, entre o tímido e o enigmático. Ele já deve estar acostumado. GGGG