A indústria cinematográfica americana não perdoa, processa: foi o que aprendeu nesta semana Chris Moukarbel, um formando de 28 anos da Universidade de Yale, que está sendo processado pela Paramount Pictures por "Point of Departure" um filme experimental de 12 minutos sobre o atentado ao World Trade Center distribuído pelo seu site pessoal.
A Paramount soltou os advogados em cima de Mourkabel por temer que o filme fosse confundido com a produção de US$ 60 milhões dirigida por Oliver Stone e estrelada por Nicolas Cage que também trata do atentado. O problema é que o filme de Mourkabel, feito com estudantes de atuação, tem um roteiro baseado num esboço do roteiro do filme de Stone.
Segundo os advogados da Paramount, a produção de 12 minutos, que era exibido gratuitamente na Internet, tem um roteiro "virtualmente idêntico" ao do de Stone. Filmes experimentais baseados em sucessos hollywoodianos distribuídos pela net já estão se tornando costumeiros.
Só que eles costumam ser feitos depois da megaprodução, que os inspira, ter sido lançada nos cinemas. Como o filme de Stone ainda não chegou às telas, a Paramount temia que o a produção trash de Mourkabel fosse confundida com o filme de Stone.
Oposição vê “farol de esperança” em ação contra Moraes nos Estados Unidos
Moraes multa X em R$ 8 milhões e desativada conta na rede; acompanhe o Sem Rodeios
Michelle diz que Bolsonaro é perseguido e que o “Supremo poderoso” dirá sobre prisão
Monte Castelo, 80 anos: cinco razões para celebrar a participação do Brasil na Segunda Guerra