• Carregando...
Bibliotecários e professores serão escalados para ajudar na criação de um novo público leitor | Ivonaldo Alexandre / Arquivo Gazeta do Povo
Bibliotecários e professores serão escalados para ajudar na criação de um novo público leitor| Foto: Ivonaldo Alexandre / Arquivo Gazeta do Povo

O acesso aos livros e o fortalecimento de ambientes favoráveis à leitura são dois dos principais objetivos do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura, projeto apresentado na manhã de ontem pelas Secretarias de Estado da Cultura e da Educação por meio da Biblioteca Pública do Paraná. Junto com Mato Grosso do Sul, o Paraná é um dos primeiros estados a lançar programas que definem meta para o setor pelos próximos dez anos.

Durante a coletiva de imprensa realizada no auditório Paul Garfunkel, o diretor da BPP, Rogério Pereira, destacou o papel preponderante do livro como protagonista do projeto e afirmou que um dos focos estará na formação de leitores com o auxílio de mediadores. "Formar bibliotecários e professores que tenham estratégia e conhecimento para fomentar o hábito da leitura na população é uma iniciativa imprescindível para o bom funcionamento do projeto", afirmou Pereira, que apresentou a minuta do projeto em três audiências públicas no estado no mês de agosto.

Também presente na coletiva, o Secretário da Cultura, Paulino Viapiana ressaltou a importância de se tomar medidas práticas: "Esperamos que este plano não seja apenas algo teórico, preso ao papel. Não queremos que seja um ‘lei que não’ pegou. Queremos, pelo contrário, que seja uma bússola para nossas crianças".

Prêmio

Embora as ações ainda estejam sendo discutidas, Rogério Pereira adianta algumas novidades para o Paraná. Uma delas é o Prêmio Paraná de Literatura, que tem sua primeira edição prevista para 2012. Ele explica que a premiação, que terá um orçamento de R$ 200 mil, contemplará as categorias de romance, conto e poesia. "Além desse prêmio, teremos fortalecimento de bibliotecas, do mercado editorial do estado e a caravana literária, que vai ao encontro do leitor do interior do estado", complementa . A atenção aos municípios com menos acesso aos livros, aliás, é uma das principais preocupações do diretor da BPP: "O plano vai abranger o estado como um todo, mas daremos uma atenção especial para os municípios menos assistidos".

A próxima medida no desenvolvimento do projeto, de acordo com Pereira, é apresentá-lo para a Assembleia Legislativa, para transformá-lo em lei: "É do nosso interesse que as próximas gestões do governo estadual tenham a mesma preocupação em difundir a leitura no Paraná, e para isso esperamos que até o começo do ano que vem esse projeto esteja vigorando".

Interatividade

Que medidas podem ser tomadas para aumentar o interesse pela leitura no Paraná?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]