Promover e valorizar a cultura brasileira entre os adultos não é uma tarefa das mais fáceis. No mundo das crianças, no qual são bombardeados todos os dias por informações diversas, a dificuldade é ainda maior. Como alternativa a esses obstáculos, principalmente na área musical, a iniciativa de duas paranaenses acaba de conquistar o reconhecimento empresarial. A Natura, empresa da área de cosméticos, vai patrocinar o projeto "História da Música Popular Brasileira (MPB) para Crianças", de autoria da professora Simone Cit e da ilustradora Iara Teixeira.
Intitulado "Natura Musical", o programa patrocina desde o ano passado ações que representem a qualidade e a diversidade da música do Brasil. De 500 projetos inscritos por pessoas de 22 estados brasileiros, apenas cinco foram selecionados. Um deles é do Paraná, e visa reeditar o livro "História da Música Popular Brasileira para Crianças", só que desta vez acompanhado de um CD com canções de grandes nomes da MPB brasileira ao longo da história. Segundo Iara Teixeira, o relançamento do livro junto ao apanhado musical é a continuidade do projeto, que anteriormente foi lançado com o apoio da Petrobrás e da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Neste relançamento, o livro sofreu poucas alterações, de acordo com a ilustradora. O diferencial é o CD, com músicas dos compositores presentes nos relatos do livro, como Donga, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Assis Valente, entre outros. A seleção ficou por conta de Simone, que enfrentou algumas dificuldades para levar o projeto adiante, já que a compilação envolve direitos autorais. Porém, o caráter educacional do projeto fez com que a iniciativa vingasse, e o patrocínio só vem coroar o esforço das paranaenses.
Ainda sem data definida, o projeto vai beneficiar, de forma gratuita, crianças do ensino público do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
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