A Sinfonia Rotterdam foi fundada em 2000 e mantém uma média de 30 concertos anuais – parte deles na Concertgebouw, uma das principais salas de concerto do mundo, onde o grupo mantém uma temporada fixa.
Alvaro Siviero conheceu a orquestra em uma das passagens do grupo pelo Brasil. O pianista fez uma turnê com os músicos pela Holanda em 2014. Eles tocaram juntos o Concerto Nº 1 de Shostakovich.
Siviero toca com a Sinfonia Rotterdam
Para ajudar mulheres com câncer, pianista brasileiro apresenta Rossini, Mozart e Schumann ao lado de grupo holandês na terça-feira (23)
Leia a matéria completa“A parceria artística foi inevitável”, conta o pianista. “Achava que eles tinham que vir para o Brasil e se apresentar nas grandes salas do país”, diz.
Além de Curitiba, a turnê beneficente passa pela Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro (dia 24), e pela Sala São Paulo, na capital paulista (27).
“Conrad van Alphen é um homem muito musical. E muitos dos músicos da orquestra também são membros da Orquestra Real do Concertgebouw”, diz Siviero.
“Sabemos de antemão que qualquer orquestra holandesa é boa, mas essa e a do Concertgebouw estão na ponta. É uma orquestra que promete ‘botar fogo’ no concerto”, diz.