
A aposta entre os artistas Biel Carpenter e Mário de Alencar era sobre qual o número de pessoas que deve passar hoje pela exposição Felicidade Inóspita, individual de Biel. A indagação se dá porque a inauguração não segue as regras tradicionais: será feita no apartamento de Mário, dentro do projeto Exposição de Apartamento, ideia pensada pelos dois junto com Felipe Lima, ilustrador da Gazeta do Povo.
Biel, que foi o responsável pela capa do mais recente disco de Marcelo Camelo, Toque Dela (o músico, inclusive, escreveu o texto de apresentação da mostra), chuta baixo: "vão vir umas 30 pessoas". Mário é um pouco mais otimista e acredita que, entre hoje e amanhã, cerca de 100 pessoas devem dar as caras no espaço para conferir as gravuras em metal, bordados e desenhos feitos em grafite e nanquim. Até o fim do ano (em setembro e novembro), acontecem outras duas individuais, uma de Mário e outra de Felipe, sempre em um apartamento. O grupo pretende fazer uma itinerância em São Paulo, mas não querem adotar um modelo engessado para o projeto. "Vamos ver o que vai acontecendo, como será a recepção do público", diz Mário.
A iniciativa também não surgiu porque o grupo acha que há falta de espaço expositivo na cidade, pelo contrário, salientaram a abertura de galerias e locais alternativos para exposição. A intenção é tornar o trabalho mais próximo do público, e melhorar a divulgação boca a boca.
Trabalho
Biel Carpenter, que, além do trabalho com Camelo também é representado pela Galeria Mezanino, de São Paulo, desenvolve um trabalho intimista, muito ligado às suas experiências. Uma das obras, um bordado de inspiração inca, veio depois de um mochilão que ele fez pelo deserto do Atacama. "Demorei dois meses para terminar. Errei algumas partes, desfiz e comecei do zero", conta o artista, que desenha desde criança.
Na abertura da mostra, haverá apresentação dos músicos Edith de Camargo (Wandula) e João Francisco Paes. Todas as obras do artista estarão à venda.



