Uma paródia do clássico de ficção científica "Jornada nas Estrelas" ("Star Trek") se tornou o filme finlandês mais assistido. Com distribuição grátis pela Internet, ele alcançou mais de 3 milhões de espectadores em menos de dois meses.
"Star Wreck: In the Pirkinning", que faz um trocadilho com as palavras "trek" (jornada longa) e "wreck" (naufrágio), conta a história do capitão James B. Pirk, comandante de uma frota estelar que se declara o senhor do universo e resolve expandir seus domínios pelos quatro cantos do espaço.
O filme é um longa em finlandês com legendas em inglês. Foi feito por um grupo de estudantes e outros cineastas amadores com um orçamento muito curto e alguns computadores domésticos, em que foram criados efeitos especiais.
Segundo a hospedeira de Internet finlandesa Magentasites Oy, que está ajudando na distribuição de Star Wreck, foram feitos 2,92 milhões de downloads do site do filme (www.starwreck.com) desde 1º de outubro, e estima-se que 600 mil cópias tenham sido distribuídas através de vários outros sites.
O filme finlandês mais assistido no cinema é "The Unknown Soldier" (1955), visto por 2,8 milhões de pessoas. O sucesso de Star Wreck acontece quando a indústria do cinema enfrenta as ameaças e oportunidades da Internet.
Os estúdios de cinema temem uma onda de pirataria semelhante à que devastou as empresas de música, mas também têm esperança de usar a Internet para reduzir os custos de distribuição e abrir novos mercados.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura