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Entreatro: dança contemporânea dialoga com o filme de René Clai | Divulgação
Entreatro: dança contemporânea dialoga com o filme de René Clai| Foto: Divulgação

A convivência entre a tradição e a ruptura dita os passos da São Paulo Companhia de Dança, o primeiro grupo de bailarinos sustentado pelo governo do estado de São Paulo, criado no início deste ano com a disposição de percorrer um período da história da dança que vai do século 19 ao 21, passando pelas tendências clássica, neoclássica, moderna e contemporânea.

Um pequeno recorte desse trajeto se mostra na estréia em Curitiba, com a apresentação de dois balés que marcaram época entre as décadas de 1920 e 1930 e uma coreografia inédita, desenvolvida por Paulo Caldas, em uma apresentação única, hoje, às 21 horas, no Teatro Positivo.

Les Noces (1923), a mais importante obra da coreógrafa Bronislava Nijinska (1891-1972), delineada sobre a música homônima de Igor Stravinsky (1882-1971), abre o espetáculo trazendo à cena as primeiras inovações modernistas, em movimentos que evitam a mímese e adotam uma geometria abstrata, para contar uma história cujo conteúdo era considerado ousado: a situação das mulheres obrigadas a aceitarem casamentos arranjados.

Em seguida, a companhia apresenta um marco do neoclássico, Serenade, o balé criado por George Balanchine (1904-1983) para a School of American Ballet, que se tornaria a New York Ballet City, tendo como música a Serenata para Cordas em Si, Op. 48 (1880), de Peter Ilyitch Tchaikovsky (1840-1893). A obra de caráter clássico, reconhecível já na visão das saias de tule das bailarinas, se modernizava por outros impulsos, como a movimentação rápida dos pés, o deslocamento dos quadris e a ausência de poses.

Os ventos contemporâneos sopram no fim, quando o corpo de baile interpreta Entreato, criação do bailarino e coreógrafo Paulo Caldas, que integra a Staccato Dança Contemporânea, sobre a peça musical de Sacha Amback. A obra incorpora o modo de confecção comum em tempos recentes, em que os bailarinos são convidados a participar do processo criativo das partituras coreográficas, que no final serão organizadas pelo coreógrafo.

O diálogo com o passado se dá, porém, com a citação de uma cena do filme Entreato (1923), de René Clair, que remonta ao período de origem dos outros dois balés do programa. Uma tela de projeção ao fundo do palco reproduz um giro completo de uma bailarina, inspirado por um trecho da obra cinematográfica. O movimento lento dura um minuto e se repete constantemente, em um círculo infinito, marcando o tempo em cena.

Serviço

Programa 2, com a São Paulo Companhia de Dança. Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3315-0808. Dia 16, às 21 horas. Ingresso: R$ 63 e R$ 33. Classificação indicativa: livre.

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