• Carregando...

Tarsila do Amaral (1886 – 1973) é um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Tornou-se conhecida ao congregar as idéias modernistas à identidade cultural brasileira. Depois de absorver influências européias, casou-se com Oswald de Andrade em 1926 e abraçou a antropofagia. São desse período "Antropofagia", "Sol Poente", "Cartão Postal" e "Urutu" (foto acima).

O bom-humor e observações irônicas sobre o mundo são características de algumas tendências recentes da arte contemporânea. Um exemplo é a curiosa visão de mundo sugerida por "Globo Terrestre com Peruca"(foto), de Marcos Chaves, apresentada pela primeira vez na mostra coletiva Escultura Carioca, em 1994.

A mostra Coleção de Gilberto Chateaubriand: Um Século de Arte Brasileira também inclui um expressivo panorama de arte contemporânea realizada nos mais variados suportes. Thiago Rocha Pitta, mineiro radicado no Rio de Janeiro, trabalha as relações entre a arte e a natureza por meio de intervenções, desenho e fotografia, como pode ser visto em "Zênite Invertido".

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]