Tarsila do Amaral (1886 1973) é um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Tornou-se conhecida ao congregar as idéias modernistas à identidade cultural brasileira. Depois de absorver influências européias, casou-se com Oswald de Andrade em 1926 e abraçou a antropofagia. São desse período "Antropofagia", "Sol Poente", "Cartão Postal" e "Urutu" (foto acima).
O bom-humor e observações irônicas sobre o mundo são características de algumas tendências recentes da arte contemporânea. Um exemplo é a curiosa visão de mundo sugerida por "Globo Terrestre com Peruca"(foto), de Marcos Chaves, apresentada pela primeira vez na mostra coletiva Escultura Carioca, em 1994.
A mostra Coleção de Gilberto Chateaubriand: Um Século de Arte Brasileira também inclui um expressivo panorama de arte contemporânea realizada nos mais variados suportes. Thiago Rocha Pitta, mineiro radicado no Rio de Janeiro, trabalha as relações entre a arte e a natureza por meio de intervenções, desenho e fotografia, como pode ser visto em "Zênite Invertido".
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião