Foi divulgada na manhã desta terça-feira (17), a primeira lista de indicados da 20ª edição do Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro, referente às peças que estrearam no primeiro semestre deste ano. O diretor e autor paranaense Paulo Biscaia Filho está entre os indicados.
As peças "Besouro Cordão de Ouro" e "Sassaricando", atrações no último Festival de Teatro de Curitiba, receberam o maior número de indicações, concorrendo em três categorias. Além da direção, com João das Neves, a peça "Besouro Cordão de Ouro" disputa também as categorias de cenário (Ney Madeira) e música (Paulo César Pinheiro e Luciana Rabello). Já "Sassaricando" foi destaque pelo figurino (Marcelo Marques), iluminação (Paulo César Medeiros) e música (Luís Filipe de Lima).
Pela melhor interpretação feminina concorrem Camila Amado em "O homem vivo" e Dani Barros em "Acqua Toffana". Na categoria de melhor ator os indicados são: Cadu Fávero, por "Diário das crianças do velho quarteirão", Edwin Luisi, por "Eu sou minha própria mulher" e José Mauro Brant, por "Federico García Lorca - pequeno poema infinito". Aimar Labaki ("Campo de Provas") e Paulo Biscaia Filho ("Graphic") concorrem a melhor Autor. A peça teve temporada na capital fluminense neste semestre e foi a vencedora do Troféu Gralha Azul, o maior prêmio do teatro paranaense.
Para cada edição, são divulgadas duas listas de indicados. Os espetáculos selecionados nesta primeira fase estrearam no Rio de Janeiro entre janeiro e junho de 2007.
Os vitoriosos de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.
Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias autor, diretor, ator, atriz, cenografia, iluminação, música, figurino e categoria especial.
O júri do Rio de Janeiro é formado por Bernardo Jablonski (professor e roteirista), Fabiana Valor (atriz e bailarina), Sérgio Fonta (dramaturgo, diretor e ator), Tania Brandão (pesquisadora e professora de História do Teatro Brasileiro) e Caíque Botkay (instrumentista e compositor de músicas para teatro).
Em janeiro serão conhecidos os indicados do segundo semestre e, no início de 2008, os vencedores do Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro.
Confira a relação completa dos indicados:
Autor:- Aimar Labaki, por "Campo de Provas"- Paulo Biscaia Filho, por "Graphic"
Direção:- Dudu Sandroni, por "Rasga Coração"- João das Neves, por "Besouro Cordão de Ouro"- João Fonseca, por "Pão com Mortadela"
Ator:- Cadu Fávero, por "Diário das crianças do velho quarteirão"- Edwin Luisi, por "Eu sou minha própria mulher"- José Mauro Brant, por "Federico García Lorca - pequeno poema infinito"
Atriz:- Camila Amado, por "O homem vivo"- Dani Barros, por "Acqua Toffana"Cenário:- Ney Madeira, por "Besouro Cordão de Ouro"- Ronald Teixeira e Flávio Graff por "O mundo dos esquecidos"
Figurino:- Marcelo Marques, por "Sassaricando"- Ney Madeira, por "A hora e a vez de Augusto Matraga"
Iluminação:- Luiz Paulo Nenen, por "O homem Vivo"- Paulo César Medeiros, por "Sassaricando"
Música:- Alexandre Elias, por "A hora e a vez de Augusto Matraga"- Luís Filipe de Lima, por "Sassaricando"- Paulo César Pinheiro e Luciana Rabello, por "Besouro Cordão de Ouro"
Categoria especial:- Johayne Hildefonso, pela direção de movimento da peça "Os dois cavalheiros de Verona"- Leonardo Franco e Claudia Lira, pela abertura do inovador Espaço Cultural Solar de Botafogo- Rosa de Maria Araújo e Sérgio Cabral, pelo roteiro de "Sassaricando"
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião