Agitação nas comunidades do Pearl Jam no Orkut, trocas alucinadas de emails, atualizações minuto a minuto no site da banda de Seattle. Os fãs brasileiros vivem numa ansiedade constante há uma semana, quando "Garota de Ipanema", na voz de João Gilberto, começou a tocar na página de abertura do site do grupo, www.pearljam.com . Ahn? Mas e daí?
E daí que a música está sendo considerada como um indício fortíssimo de que o Brasil (e outros países da América Latina, por extensão) será o próximo destino da turnê do Pearl Jam a ser anunciado. Pode parecer muito barulho por nada, mas é assim que a banda tem indicado os locais de seus shows. Antes de confirmar datas e palcos, o site abre com uma música correspondentes aos lugares: "The Gambler", de Kenny Rogers, antes de anunciarem o show em Atlantic City, e o tema de "Rocky", para a Filadélfia.
"Garota de Ipanema", então, vem sendo tratada como o esperadíssimo anúncio do primeiro show da banda por aqui, depois de anos de espera, com fãs roendo as unhas a cada vez que Free Jazz/ Tim Festival e Rock in Rio anunciavam suas atrações. Um desejo que vem desde quando Pearl Jam surgiu no início dos anos 90, como expoente do movimento grunge de Seattle ao lado de Nirvana e Alice In Chains.
O último show anunciado pela banda é no dia 1º de outubro no Canadá - sim, teve musiquinha canadense antes. A possível apresentação no Brasil seria então em outubro ou novembro.
No fórum do site do Pearl Jam, os fãs do mundo inteiro dão como certa a passagem pelo Brasil, muitas vezes em mensagens divertidas. Como a do argentino que aguarda ansiosamente que um tango comece a ser tocado no site, para confirmar que a suposta turnê latino-americana passará por seu país. Outro diz que reza para "São" Tom Jobim para que a banda confirme sua vinda. Muitos dos fãs americanos, aliás, contaram que baixaram "Garota de Ipanema" na internet e se interessaram pela letra da canção.
Já na comunidade "Pearl Jam Brasil", no Orkut, a discussão é em torno de datas, cidades, repertório, preços. Os ingressos da turnê, a propósito, não estão baratos - US$ 52 em média, ou R$ 122,00. Garotos de Ipanema e arredores, preparem os bolsos.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast