• Carregando...
Protagonista começa espetáculo em crise de identidade, mas não resolve essa questão no final | Divulgação
Protagonista começa espetáculo em crise de identidade, mas não resolve essa questão no final| Foto: Divulgação

Programe-se

El Hombre Venido de Ninguna Parte

Praça Santos Andrade. Hoje às 19h30. Entrada franca.

Festival Curitiba

Até 13 de abril. Mostra oficial: R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada). Mostra paralela/Fringe: de entrada franca até R$ 60. Consulte a programação da mostra.

Ingressos à venda nos shoppings Mueller, ParkShopping Barigüi e Palladium e por este site.

O Festival de Teatro de Curitiba escolheu uma peça de rua para fazer sua abertura na noite da última terça-feira. Mas a opção por colocar a chilena El Hombre Venido de Ninguna Parte entre as quatro paredes do Expo Renault Barigui trouxe perdas à apresentação. A sessão de hoje à noite, na Praça Santos Andrade, deverá ser mais autêntica em relação à proposta do grupo La Reyneta, um dos principais do Chile e interessado em investigar o teatro "callejero", de rua.

É inegável que o uso de maquinário e a montagem de cenários-fachada, tudo manipulado por integrantes do grupo, surpreende o olhar do espectador – é uma peça de surpresas, com direito a explosões, jorro de sangue e desaparecimento de uma atriz por um buraco no chão.

Para coordenar isso, os sete integrantes alternam com muita habilidade e timing seus personagens com a função de contrarregra. Mas, mesmo com o uso de papel picado, gelo seco e pó amarelo, o espetáculo fica um ponto aquém do encantamento.

Uma grande mão de dedos articulados aponta o caminho/destino do protagonista, um homem que abre o espetáculo manifestando sua confusão de identidade. Com a ajuda de outra traquitana, agora uma máquina do tempo, ele revisita momentos cruciais de sua vida – que não foi muito fácil.

A transformação do objeto em barco a vela e carro proporciona belas imagens. A confusa narrativa de idas e vindas dentro dela é que enfraquece a experiência do público com o show.

Um destaque positivo é a cena entre o protagonista e sua amada, num momento que se passa sobre uma plataforma gramada. Porém, a dor da perda da noiva, bem caracterizada quando o ator é agarrado pela mão gigante, aparentemente endurece esse viajante, que, no fim da vida, afasta a todos de perto de si.

Suas passagens por um hospital, uma cadeia e a abertura de um restaurante permanecem um tanto nebulosas devido à opção pelo teatro mudo, que, na situação apresentada na festa de abertura do festival, dificulta o mergulho do espectador na história.

Festa

Apesar do clima tenso que se estabeleceu ainda no início da festa de lançamento do festival, com a queda de uma máscara de gesso sobre um convidado, muita gente permaneceu até tarde no coquetel e sequer soube do ocorrido. O cardápio foi "alinhado" com a procedência do La Reyneta: iguarias chilenas que incluíram caldo mariscada, batata brava, petit four de tilápia e empanadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]