Elisa Ohtake, neta da pintora vanguardista Tomie Ohtake (morta em 12 de fevereiro), se dedica à carreira de diretora cênica para a performance, que considera mais provocadora que outras formas de teatro.
Até mesmo o processo de criação do espetáculo que traz ao Festival de Curitiba deste ano, Let’s Just Kiss and Say Goodbye, foi uma provocação, em que pediu a cinco atores que atuassem como se aquela fosse a última vez.
Para isso, Elisa escolheu a dedo os performers: gente que ela sabia que levaria a sério sua proposta. São eles Georgette Fadel (professora do Núcleo de Dramaturgia do Sesi-PR), Rodrigo Bolzan (premiado por Oxigênio, da Cia. Brasileira de Teatro), Danilo Grangheia, Luah Guimarães e Luciana Schwinden.
Teatro Bom Jesus (R. Vinte e Quatro de Maio, 135), (41) 2105-4000. 31 de março e 1º de abril, às 21h. R$ 70 e R$ 35. Classificação indicativa: 12 anos.
Em vídeos que foram ao ar em São Paulo durante a semana de estreia, eles demonstram ter entrado no jogo de uma forma surpreendente, trazendo a cada cena uma vitalidade extenuante.
Teatro do Paiol (Lgo. Guido Viaro, s/nº), (41) 3213-1340. Dias 28 às 21h e 29, às 19h. R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada). Classificação indicativa: 16 anos.
“O que eu sinto antes de entrar em cena não é medo, é terror”, desabafa Luah em vídeo divulgado pelo grupo. “É uma peça nervosa porque, apesar da liberdade absoluta, tem uma precisão de navalha. E ela ativa um prazer ligado ao coletivo”, diz Georgette.
A partir de um número enorme de textos da dramaturgia mundial, com cerca de 70 referências, o grupo criou cenas solo e coletivas que passam do drama à comédia e desta à tragédia.
Os momentos cômicos incluem uma performance coletiva, ponto alto do espetáculo, em que eles fazem um cover do grupo musical The Manhattans, cantando a música que dá título à peça.
Em conversa com a Gazeta do Povo, Elisa contou que enxerga a abordagem da excitação, presente ao longo das quase duas horas de espetáculo, como um manifesto contra o “sequestro” das emoções pelo viés mercadológico.
“A emoção total virou um padrão de comportamento, inspirado na publicidade, mas o capitalismo usa isso em vão. Por isso quis falar de vitalidade radical”, explica.
Na concepção visual, os atores usam objetos ligados à festa, como purpurina e luzes, que dialogam com as artes visuais.
Fazendo teatro desde os sete anos, quando a família abriu uma escola, Elisa enumera as influências artísticas que recebeu dentro de casa. A mãe, Celia Helena, foi atriz de televisão, cinema, e atuou no teatro ao lado de Paulo Autran e Cacilda Becker.
O pai, Ruy Ohtake, é o arquiteto por trás de obras como a embaixada brasileira em Tóquio, o Parque Ecológico do Tietê e a sede do São Paulo Futebol Clube.
Da avó, ícone da pintura nacional abstrata – e exemplo acabado de vitalidade até seus 101 anos –, Elisa conta ter herdado um “senso de como a arte pode ser infinita e sem fronteiras”. “Ela me passou mais um sentido de escala e de possibilidades da arte do que propriamente um estilo”, diz Elisa.
Os Satyros estão de volta com Pessoas Perfeitas
Grupo curitibano radicado em São Paulo tem texto contemporâneo e pungente
- Helena Carnieri
O paranaense Ivam Cabral volta ao estado durante o Festival de Teatro com um espetáculo recente dos Satyros, pelo qual concorre como melhor autor, ao lado de Rodolfo García Vázquez, no Prêmio Shell/São Paulo, que será divulgado nesta terça-feira (10).
Pessoas Perfeitas carrega a marca do grupo criado pela dupla, que passou dez anos em Curitiba após uma temporada em Portugal e se estabeleceu no Centro de São Paulo em 2004.
Estreada em agosto passado e já laureada com o Prêmio APCA, a peça partiu de entrevistas com habitantes do centro paulistano, o que inclui prostitutas, michês e frequentadores dos mais diversos grupos de apoio anônimos.
“Queríamos falar desses seres invisíveis e trazer à tona as dores e delícias de viver na metrópole”, diz Vásquez.
A ideia original era fazer um filme com o material, mas o que deu certo primeiro foi o espetáculo em que oito vidas paralelas se cruzam, numa estrutura tragicômica que utiliza a narração e a representação.
Entre os personagens, um açougueiro e a esposa são obcecados por dieta; um homem cuida da mãe com Alzheimer e, de noite, busca o sexo por telefone; sua irmã, com câncer, se sente frustrada por ter encerrado a carreira de cantora e é apaixonada por um escritor fracassado.
Como concepção estética, a peça tem maquiagem bastante carregada e figurino também indicado ao Shell, num conjunto que deixa dúvidas se as pessoas retratadas estão vivas ou mortas.
Repetindo o feito de 2011, Os Satyros se apresentam neste ano na semi-arena do Teatro do Paiol, o que deve contribuir para os momentos de participação da plateia – que, garante Vásquez, é bastante sutil.
No jogo teatral que se estabelece, o que parece comover o público é a relação dos personagens com a realidade de moradores do caótico centro paulistano.
Uma abordagem semelhante havia sido feita pelo grupo no filme Hipóteses para o Amor e a Verdade, de 2009, que também partiu de entrevistas. A produção deverá participar em breve de festivais de cinema nacionais e internacionais.
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